O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, rejeitou neste domingo, 10, a resposta enviada pelo Irã à proposta norte-americana para encerrar a guerra no Oriente Médio. Em publicação na rede Truth Social, Trump classificou o documento iraniano como “totalmente inaceitável”.
“Acabei de ler a resposta dos chamados ‘Representantes’ do Irã”, escreveu o presidente norte-americano. “Não gostei — TOTALMENTE INACEITÁVEL!”
Receba nossas atualizações
Segundo informações divulgadas pela emissora norte-americana Fox News, a resposta iraniana não atendeu à principal exigência de Washington: um compromisso antecipado sobre o futuro do programa nuclear iraniano e dos estoques de urânio enriquecido mantidos por Teerã.
O impasse se concentra especialmente no enriquecimento de urânio, processo usado para aumentar a concentração do material radioativo. O urânio enriquecido pode ser utilizado tanto para geração de energia nuclear quanto, em níveis mais altos, para produção de armas nucleares.
De acordo com a agência estatal iraniana Irna, o Irã apresentou formalmente sua resposta aos mediadores do Paquistão neste domingo. Uma fonte ouvida pela agência afirmou que a atual etapa das negociações está focada “exclusivamente na cessação das hostilidades na região”.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
As negociações ocorrem depois de quase 40 dias de confrontos entre EUA, Israel e o Irã. Segundo a Irna, os paquistaneses intermediaram um cessar-fogo em 8 de abril, o que interrompeu temporariamente os ataques. Em seguida, representantes dos dois países participaram de conversas em Islamabad, capital do Paquistão, mas sem avanço definitivo.
A proposta iraniana prevê que as questões nucleares sejam negociadas ao longo dos próximos 30 dias. O texto também sugere diluir parte do estoque de urânio altamente enriquecido e transferir o restante para um terceiro país.
Conforme a Reuters, o documento iraniano exige o encerramento da guerra “em todas as frentes” e pede garantias contra novos ataques. O texto também defende o fim do bloqueio norte-americano a portos iranianos e a suspensão de sanções econômicas aplicadas pelos EUA.
Entre as medidas propostas por Teerã está a retirada de sanções do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Tesouro norte-americano, órgão responsável por administrar sanções financeiras impostas pelos EUA.
Leia mais:
Programa nuclear do Irã é o principal obstáculo para Trump
A negociação gira em torno de um memorando provisório com 14 pontos, inicialmente revelado pelo portal Axios. O documento incluiria mecanismos de segurança regional, suspensão das hostilidades e um acordo temporário sobre o programa nuclear iraniano.
O principal ponto de divergência é o prazo de interrupção do enriquecimento de urânio. Os EUA querem que o Irã suspenda a atividade por até 20 anos. Já Teerã aceitaria apenas uma limitação temporária de cinco anos.


A proposta norte-americana também prevê uma cláusula de extensão automática: caso o Irã volte a enriquecer urânio antes do prazo acordado, o período de restrição seria ampliado automaticamente. Em troca, Washington se comprometeria a reduzir sanções econômicas gradualmente e liberar bilhões de dólares em ativos iranianos bloqueados no exterior.
De acordo com a Reuters, diplomatas envolvidos nas conversas afirmam que Washington tenta separar as negociações sobre cessar-fogo das discussões mais amplas sobre o programa nuclear iraniano. A estratégia seria garantir inicialmente a redução das hostilidades militares e a retomada plena das rotas marítimas, deixando os temas nucleares para uma segunda fase.
Leia também: “A América sempre reage”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 242 da Revista Oeste

