Levantamento do Paraná Pesquisas mostra uma disputa acirrada pelas duas cadeiras do Senado por Alagoas nas eleições de outubro. O deputado Alfredo Gaspar (PL) lidera com 40,4% das intenções de voto, seguido por Artur Lira (PP), com 39,8%, e Renan Calheiros (MDB), com 36,4%. Davi Filho (Republicanos) tem 22,9%, enquanto Dr. Wanderley (MDB) tem 11,1%, e Dra. Eudócia (PSDB) têm 10,8%. Renan é o mais rejeitado, com 27,6%.
A disputa pelas duas cadeiras no Senado Federal pelo Estado de Alagoas nas eleições de outubro está acirrada, de acordo com o levantamento divulgado nesta sexta-feira, 3, pelo Paraná Pesquisas.
Os deputados federais Alfredo Gaspar (PL) e Artur Lira (PP) e o senador Renan Calheiros (MDB) aparecem muito próximos na corrida eleitoral, em briga por duas vagas.
Receba nossas atualizações
Segundo a pesquisa, Gaspar lidera, com 40,4% das intenções de voto, e está tecnicamente empatado com Lira, ex-presidente da Câmara dos Deputados, que tem 39,8%.
Em cenário de empate técnico com Lira, seu grande rival político, aparece Renan Calheiros, com 36,4% das intenções de voto.
+ Entenda o que é Política em Oeste
Abaixo do pelotão dos três primeiros colocados vem Davi Filho (Republicanos), mencionado por 22,9% dos entrevistados. Dr. Wanderley (MDB) tem 11,1%, seguido por Dra. Eudócia (PSDB), com 10,8% – ela é mãe do pré-candidato ao governo do Estado, o ex-prefeito de Maceió João Henrique Caldas, o JHC (PSDB).
O levantamento mostra ainda que 6,7% dos eleitores disseram que pretendem votar em branco ou anular o voto, enquanto 5% não souberam ou não responderam.
{this.parentElement.querySelectorAll('source').forEach(function(s){s.remove();});}this.removeAttribute('srcset');this.removeAttribute('data-srcset');this.src='https://revistaoeste.com/wp-content/themes/revistaoeste/public/images/logo-with-text.cf01aa.png';)
Rejeição
O Paraná Pesquisas também mediu os índices de rejeição dos pré-candidatos ao Senado por Alagoas. O nome mais rejeitado é Renan Calheiros, com 27,6% das menções.
Na sequência, aparecem Arthur Lira (17,6%) e Alfredo Gaspar (16,9%).
De acordo com a pesquisa, 12,1% dos entrevistados afirmaram que não votarão em Davi Filho sob nenhuma hipótese, enquanto 11,1% disseram o mesmo sobre Dr. Wanderley, e 11%, sobre Dra. Eudócia.
{this.parentElement.querySelectorAll('source').forEach(function(s){s.remove();});}this.removeAttribute('srcset');this.removeAttribute('data-srcset');this.src='https://revistaoeste.com/wp-content/themes/revistaoeste/public/images/logo-with-text.cf01aa.png';)
A pesquisa
O Paraná Pesquisas entrevistou 1,4 mil eleitores do Estado de Alagoas entre os dias 28 de junho e 1º de julho de 2026.
A margem de erro da pesquisa é de 2,7 pontos porcentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código AL04491/2026.

