Governadora do DF admite sucateamento e falta de médicos

A governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), reconheceu problemas na rede pública de saúde e a falta de médicos, depois de denúncias de negligência em hospitais, incluindo mortes de pacientes durante partos. Em declarações feitas nesta quarta-feira, 15, Celina afirmou que o governo pretende reforçar o atendimento e revisar protocolos, especialmente no pré-natal, e que investigações estão em andamento. Ela também mencionou a dificuldade em preencher vagas de médicos, com apenas 34 dos 114 convocados assumindo cargos.

A governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), reconheceu nesta quarta-feira, 15, problemas na rede pública de saúde e admitiu a falta de médicos no sistema. A declaração ocorreu em meio à repercussão de três denúncias de suposta negligência em hospitais da capital federal.

Segundo Celina, o governo pretende reforçar o atendimento e revisar protocolos, especialmente na assistência pré-natal.

Receba nossas atualizações

A governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP) | Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados
A governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP) | Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

“A gente não vai tolerar esse tipo de atendimento nos nossos hospitais”, afirmou a governadora. “Há também uma previsão de mudar o protocolo do atendimento pré-natal. Isso também está sendo feito pelas equipes. Eu tenho certeza que a gente precisa, realmente, melhorar. Há, sim, um sucateamento na falta de médicos na rede pública”.

Governadora cita medidas para reforçar a rede

As declarações ocorreram depois de casos registrados na última semana. Entre eles está a morte de Maria Aparecida Galdino dos Santos, de 25 anos, durante o parto no Hospital Regional de Samambaia, na segunda-feira 13.

Também constam na lista os casos de Rodrigo Resende Prado, de 46 anos, que morreu na calçada do Hospital de Base, em Brasília, no domingo 12, e de Maria Graciana Andrade Alves, de 36 anos, que faleceu durante o parto no Hospital Regional de Samambaia, na última sexta-feira, 10.

Leia também: “Republicanos suspende filiação de Rodrigo Manga

Ao comentar as investigações, Celina afirmou que os atendimentos estão sendo analisados e que as imagens de segurança serão disponibilizadas às famílias e às autoridades.

“Não tem como falar o que não aconteceu”, disse. “Está lá nas câmeras. A gente está abrindo essas câmeras para todos os familiares, para a polícia também, e apurando”.

O Ministério da Saúde informou, em nota, que acompanha as apurações em conjunto com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal e presta apoio técnico ao caso.

A governadora do Distrito Federal também atribuiu a falta de profissionais à dificuldade para preencher vagas abertas em concursos públicos. Segundo ela, o governo convocou 508 médicos, mas a reposição do quadro depende da posse dos candidatos.

Celina afirmou que apenas 34 dos 114 profissionais convocados no último concurso assumiram os cargos. Ainda de acordo com a governadora, o objetivo é nomear os 508 convocados, incluindo oncologistas, ginecologistas e médicos generalistas.

+ Entenda como funciona a política brasileira no guia da Oeste

Veja a matéria completa aqui!

- Publicidade - spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui