Transcorreu no último dois de julho o Dia Nacional do Corpo de Bombeiro. A data serviu muito mais para reflexão do que para comemoração. Uma sessão especial foi realizada no âmbito da Assembléia Legislativa para lembrar a data que é comemorada desde 1.954. o deputado Manoel Duca (PRB) foi o propositor da homenagem que contou com a presença do comandante geral do Corpo de Bombeiros do Ceará, coronel Joaquim dos Santos Neto.
Com uma denominação inicial de Pelotão de Bombeiros a instituição foi criada em 1.925 e atua até os dias atuais com a missão de proteger e salvar pessoas com socorro médico, de emergência, pânico coletivo e proteção ao meio ambiente.
Em Juazeiro do Norte o tenente Artur Graça Alcântara Pereira esteve na Rádio Verde Vale quando falou sobre o transcurso da data e das potencialidades e adversidades do Corpo de Bombeiros. Ele é integrante da 1ª Seção de Bombeiros do 5º Grupamento de Bombeiros. Ele reconheceu que o número de bombeiros está aquém do esperado uma vez que o efetivo de Juazeiro é formado por 12 homens e que diariamente nove prestam serviço porque o Comando geral disponibiliza o reforço de forma semanal.
O Estado do Ceará passou 10 anos sem promover um concurso público para bombeiros (1996/2006) sendo que os aprovados foram convocados apenas em 2009. Segundo o Tenente Artur “não houve mais concurso para bombeiro e a corporação fica impossibilitado de prestar um serviço ainda melhor para sociedade”. Ele disse anda que há informação de que a Secretaria de Segurança Pública já manifestou interesse para publicar no Diário Oficial do Estado edital para preenchimento de 300 vagas.
A ONU – Organização das Nações Unidas – estipula o número ideal de bombeiros como sendo de um para cada mil habitantes e no Ceará com população estimada em mais de oito milhões deveria ter um número superior a oito mil bombeiros.
Em Juazeiro não há uma escada mecânica do tipo Magirus nem plataforma para ajudar no combate a eventuais incêndios em edifícios. Estes equipamentos ajudam porque possibilitam erguer os bombeiros em até 30 e 50 metros para combater sinistros. Existe um moderno carro ABT (auto-bomba tanque). Com o crescimento vertical de Juazeiro do Norte é inconcebível que a cidade não tenha a escada mecânica havendo a necessidade de uma mobilização por parte da classe política para em nome da população reivindicar do Governo Estadual.
É visível que se faz necessária a imediata melhoria na estrutura do Corpo de Bombeiros de Juazeiro até pelo crescente desenvolvimento físico e populacional com a corporação ficando aquém deste crescimento local e regional. Em Juazeiro há ainda a seção do Aeroporto regional do Cariri que atua apenas no local obedecendo a normas internacionais de segurança para as aeronaves.
Além de Juazeiro do Norte a 1ª Seção do 5º GBM atende ainda Barbalha, Jardim, Missão Velha, Milagres, Aurora, Barro, Brejo Santo, Jati, Porteiras, Penaforte, Abaiara, Caririaçu e Granjeiro.
Blog do Beto Fernandes

