A Polícia Civil apreendeu nesta terça-feira (28), 258 pássaros silvestres mantidos em cativeiro no bairro Planalto Sabonete, periferia de Quixeramobim, no Sertão Central. A captura foi possível devido uma denúncia feita por populares.
Segundo a polícia, dos pássaros mantidos em cativeiro, havia aves conhecidas como Campina, Bigodeiro, Graúna, Bico de osso, Golinha, Papa capim, Rolinha cascavel, Sabiá, Azulão, Periquito e Asa branca, todas presas em gaiolas. Além disso, foram apreendidos um Macaco Prego e 92 gaiolas.
Animais e materiais capturados foram encaminhados até a Unidade de Segurança Integrada de Quixeramobim. O proprietário da residência foi direcionado a sede da Delegacia Civil da cidade e responderá por criação ilegal de espécies da fauna silvestre, além de pagar uma multa que será estipulado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Após a avaliação de um médico veterinário, as aves deverão ser soltas em uma área de preservação ambiental no município.
Ceará Agora

