O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), lidera a corrida pelo governo da Bahia, conforme pesquisa do Paraná Pesquisas divulgada em 3 de agosto de 2026. No cenário espontâneo, ele tem 31,2% das intenções de voto, enquanto o governador Jerônimo Rodrigues (PT) aparece com 22,9%. No levantamento estimulado, a vantagem de ACM Neto aumenta para 48,9% contra 38,7% de Jerônimo. A pesquisa, realizada entre 31 de julho e 2 de agosto, ouviu 1,4 mil eleitores.
O ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) lidera a corrida pelo governo da Bahia, segundo pesquisa do Paraná Pesquisas divulgada nesta segunda-feira, 3. No cenário espontâneo, ele aparece com 31,2% das intenções de voto, contra 22,9% do ex-governador Jerônimo Rodrigues (PT). No levantamento estimulado, a vantagem aumenta para 48,9%, enquanto o petista registra 38,7%.
Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, 39,1% disseram não saber ou preferiram não opinar. Outros 5,1% afirmaram votar em branco, nulo ou em ninguém.
Receba nossas atualizações
+ Entenda mais sobre Política em Oeste
Entre os candidatos citados, ACM Neto lidera, com 31,2%, seguido por Jerônimo Rodrigues, com 22,9%. Rui Costa (PT) foi citado por 0,8% dos entrevistados, enquanto Aroldo Félix aparece com 0,1%. Outros nomes somam 0,8%.
{this.parentElement.querySelectorAll('source').forEach(function(s){s.remove();});}this.removeAttribute('srcset');this.removeAttribute('data-srcset');this.src='https://revistaoeste.com/wp-content/themes/revistaoeste/public/images/logo-with-text.cf01aa.png';)
No cenário 1 da pesquisa estimulada, em que os entrevistados recebem uma lista de candidatos, ACM Neto aparece com 48,9% das intenções de voto, enquanto o governador Jerônimo Rodrigues registra 38,7%.
Ronaldo Mansur soma 0,7%, Aroldo Félix tem 0,1% e José Estêvão também aparece com 0,1%. Os eleitores que disseram votar em branco, nulo ou em nenhum candidato representam 7%, e 4,4% afirmaram não saber ou preferiram não opinar.
No cenário 2, que considera apenas ACM Neto e Jerônimo Rodrigues, o ex-prefeito de Salvador amplia a vantagem e alcança 50,9% das intenções de voto. O ex-governador aparece com 40%. Nesse cenário, 6,1% dos entrevistados declararam voto branco, nulo ou em nenhum candidato, enquanto 2,9% disseram não saber ou não responderam.
{this.parentElement.querySelectorAll('source').forEach(function(s){s.remove();});}this.removeAttribute('srcset');this.removeAttribute('data-srcset');this.src='https://revistaoeste.com/wp-content/themes/revistaoeste/public/images/logo-with-text.cf01aa.png';)
Pesquisa ouviu 1,4 mil eleitores da Bahia
O levantamento foi realizado entre 31 de julho e 2 de agosto, com 1,4 mil eleitores em 60 municípios baianos. A margem de erro é de 2,7 pontos porcentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BA-03043/2026.
Segundo o Paraná Pesquisas, a amostra foi selecionada em três etapas, com sorteio probabilístico de municípios e localidades, seguido da definição dos entrevistados por cotas proporcionais de gênero, faixa etária, escolaridade e renda domiciliar.
As entrevistas foram presenciais e domiciliares. O instituto informou ainda que, durante o trabalho de campo, ao menos 30% dos questionários passaram por auditoria para verificar a aplicação das entrevistas e a adequação às cotas amostrais.

