O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta quarta-feira, 13, que Moscou continuará modernizando suas forças nucleares estratégicas e desenvolvendo novos sistemas de mísseis.
Segundo agências estatais russas, Putin declarou que os armamentos serão capazes de superar “todos os sistemas de defesa atuais e futuros”.
Receba nossas atualizações
O líder russo também afirmou que o país está pronto para implantar o novo míssil Sarmat, armamento projetado para transportar ogivas nucleares e atingir alvos a milhares de quilômetros de distância, incluindo territórios dos Estados Unidos e da Europa.


Putin volta a defender guerra na Ucrânia
No último sábado, 9, Putin afirmou acreditar que a guerra com a Ucrânia poderá terminar em breve. A declaração ocorreu um dia depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar um cessar-fogo de três dias para marcar a vitória soviética na Segunda Guerra Mundial.
Durante o período também houve troca de prisioneiros entre russos e ucranianos. A trégua terminou na segunda-feira 11.
+ Leia também: “Parlamento da Venezuela amplia número de juízes do Supremo“
O desfile do Dia da Vitória na Praça Vermelha, principal celebração cívica russa, ocorreu de forma mais enxuta neste ano. O evento não contou com tanques nem outros equipamentos militares pesados em circulação pelo centro de Moscou.
O Kremlin preferiu exibir em telões alguns dos principais sistemas estratégicos do país, entre eles o míssil balístico intercontinental Yars, o submarino nuclear Arkhangelsk, o sistema antiaéreo S-500, o caça Sukhoi Su-57 e drones usados na guerra da Ucrânia.
No discurso, Putin voltou a defender a invasão da Ucrânia, chamada pelo Kremlin de “operação militar especial”.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

