O município e Barro-Ce alcançou, a nota máxima no Índice de Qualidade do Meio Ambiente (IQM). O resultado foi divulgado pela Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado do Ceará.
A conquista do município é reflexo das políticas ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que tem a frente a secretária Samadah Almeida Barreto Tavares.

O IQM, instituído pelo Decreto nº 29.306/2008, alterado pelo Decreto nº 35.051/2022, é um mecanismo que possibilita aos municípios receber o repasse orçamentário de até 2%, da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Esse repasse irá ajudar referente ao consórcio de resíduos sólidos (CORES Cariri Oriental) ao qual faz parte 9 municípios do estado.
Para conquistar nota máxima, o município precisa se inscrever anualmente no Sistema do IQM da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), onde deverá enviar o Formulário de Coleta de Dados preenchido, assim como a documentação comprobatória, no período divulgado. Os documentos deverão ser digitalizados e enviados diretamente pelo site da SEMA.
A pontuação se torna muito importante, pois durante a última avaliação, diversos municípios do estado do Ceará tiveram dificuldade em pontuar nos inúmeros quesitos exigidos pela SEMA, mas o município de Barro se destaca por pontuar em 100% das exigências.
A Secretária Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Samadah Almeida fala sobre:
- Os critérios da pontuação;
- O que a conquista simboliza para o município;
- E os investimentos do IQM, além do próximo passo da secretária.
Quer receber nossas notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos, basta clicar AQUI e escolher.

