A Escola Antônia Lindalva de Morais (Estadual) é reconhecida pelo Ministério da Educação como exemplo de inovação e criatividade na educação básica. Lindalva de Morais foi a única escola da Região do Cariri, a está no mapa da inovação e Criatividade. A escola “iniciou a reformulação de seu projeto político pedagógico em 2013”.
“Depois de constatar um alto nível de evasão e o baixo desempenho dos estudantes, a escola está usando alternativas, como a metodologia da Aprendizagem Cooperativa, que organiza os estudantes em células (grupos pequenos); o programa Jovem de Futuro (voltado para a mobilização dos estudante para combater a evasão); e a proposta de reorganização curricular, que inclui núcleo de trabalho, pesquisa e práticas sociais e tecnologias da informação e comunicação. Tem conselho escolar e grêmio atuantes”. Lindalva de Morais possui atualmente 430 alunos.
Estudo do MEC
“Interessado em identificar e conhecer iniciativas inovadoras e criativas na educação básica para saber em que medida elas podem contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira, o Ministério da Educação instituiu um grupo de trabalho nacional para definir os parâmetros de Chamada Pública destinada a organizações educativas que atuam diretamente com crianças, adolescentes, jovens e adultos que não tiveram oportunidade de frequentar a escola no tempo apropriado”.
Ministério da Educação instituiu um grupo de trabalho nacional que estabeleceu cinco critérios do que seria considerado inovador e que a “Escola Estadual” se adequou. Foram verificados também os resultados dos indicadores nacionais de qualidade (IDEB, ENEM e ANA) das escolas submetidas a essas avaliações.
I – GESTÃO: Corresponsabilização na construção e gestão do projeto político pedagógico. Estruturação do trabalho da equipe, da organização do espaço, do tempo e do percurso do estudante com base em um sentido compartilhado de educação, que orienta a cultura institucional e os processos de aprendizagem e de tomada de decisão, garantindo-se que os critérios de natureza pedagógica sejam sempre preponderantes.
II – CURRÍCULO: Três aspectos garantem um currículo inovador: 1) Desenvolvimento integral: estruturação de um currículo voltado para a formação integral, que reconhece a multidimensionalidade da experiência humana – afetiva, ética, social, cultural e intelectual; 2) Produção de conhecimento e cultura: estratégias voltadas para tornar a instituição educativa espaço de produção de conhecimento e cultura, que conecta os interesses dos estudantes, os saberes comunitários e os conhecimentos acadêmicos para transformar o contexto socioambiental; 3) Sustentabilidade (social, econômica, ecológica e cultural): estratégias pedagógicas que levem a uma nova forma de relação do ser humano com o contexto planetário.
III – AMBIENTE: Ambiente físico que manifeste a intenção de educação humanizada, potencializadora da criatividade, com os recursos disponíveis para a exploração e a convivência enriquecedora das diferenças. Estratégias que estimulam o diálogo entre os diversos segmentos da comunidade, a mediação de conflitos por pares, o bem-estar de todos, a valorização da diversidade e das diferenças e a promoção da equidade.
IV – MÉTODOS: Protagonismo: Estratégias pedagógicas que reconhecem o estudante como protagonista de sua própria aprendizagem; que reconhecem e permitem ao estudante expressar sua singularidade e desenvolver projetos de seu interesse que impactem a comunidade e que contribuam para a sua futura formação profissional.
V – ARTICULAÇÃO COM OUTROS AGENTES: Rede de direitos: estratégias intersetoriais e em rede, envolvendo a comunidade, para a garantia dos direitos fundamentais dos estudantes, reconhecendo-se que o direito à educação é indissociável dos demais.
Escolas cearenses destaques:
- Município Escolas:
- Brejo Seco – Escola Padre Pedro Inácio Ribeiro
- Fortaleza– Centro Municipal de Educação Infantil Hilza Diogo Cals
- Fortaleza – Ecomuseu Natural do Mangue da Sabiaguaba
- Fortaleza – Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra
- Fortaleza – Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Osires Pontes
- Fortaleza – Escola Waldorf Micael
- Fortaleza – Vila Vicência Infantil Lazer e Aprendizagem
- Maranguape – Escola Municipal José de Moura
- Meruoca – Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Furtado
- Milagres – Escola de Ensino Médio Dona Antônia Lindalva de Morais
- Monsenhor TabosaKulika – Conselho do Povo Indígena Potiguara da Serra das Matas
- Santa Quitéria-Escola Estadual de Ensino Médio Júlia Catunda
CLIQUE AQUI para conhecer as 178 instituições educacionais inovadoras e criativas.

