A Venezuela iniciou nesta quinta-feira (30) a demolição de prédios que desabaram devido ao duplo terremoto do mês passado, em meio à indignação generalizada da população, conforme observou uma equipe da agência de notícias AFP.
Segundo as autoridades, 190 prédios desabaram e 856 foram danificados pela atividade sísmica. “Nenhuma estrutura será demolida se houver famílias ou pessoas para resgatar“, havia afirmado o Ministro dos Transportes, Francisco Garcés, também responsável pela recuperação das moradias, em uma entrevista coletiva realizada dois dias antes.
Na tarde desta quinta, uma forte explosão seguida de uma coluna de fumaça foi ouvida na região de Catia La Mar, em La Guaira, estado vizinho de Caracas e o mais afetado pelos terremotos de magnitude 7,2 e 7,5 que atingiram o país em 24 de junho.
Desde o início da manhã, soldados bloquearam o acesso a vários quarteirões da área onde ocorreu a detonação controlada de um prédio, enquanto uma bandeira vermelha era hasteada para alertar sobre o perigo da operação e a necessidade de manter distância segura.
“No momento da explosão, estávamos terminando uma missa para dar o descanso eterno a alguns parentes que haviam falecido. E ouvimos a explosão, e bem, as pessoas ficaram agitadas porque foi um estrondo muito alto”, disse à AFP Jesús Díaz, advogado de 36 anos e morador de La Guaira. Ele conta que as pessoas se acalmaram depois de entender o que acontecera.
Pouco mais de um mês após os terremotos, o cenário neste destino turístico dos moradores de Caracas permanece desolado, com montanhas de escombros e prédios que ainda estão de pé, mas sem paredes e janelas. Outras estruturas estão inclinadas, como se estivessem prestes a desabar.
O regime da líder interina Delcy Rodríguez não deu previsão de quando e se devem acontecer outras demolições.

