“Padim Ciço saqueado”: MP recebe denuncias de roubo de peças do memorial

O Blog Blog Radar Online da Veja.com.br, noticiou que o Ministério Público do Ceará recebeu uma denúncia de que peças do acervo do Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, desapareceram.

Fachada do Memorial Padre Cicero| Foto reprodução juazeiro.ce.gov
Fachada do Memorial Padre Cicero| Foto reprodução juazeiro.ce.gov

Entre os utensílios roubados estão 80 livros da biblioteca do religioso, fotografias, o estetoscópio do médico que atendeu Padre Cícero Romão Batista (1844-1934) em seu leito de morte, talheres e louças que foram de uso cotidiano do religioso.

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte está tentando localizar o inventário dos bens para avaliar com precisão a extensão da pilhagem. Mas suspeita-se que até uma das batinas foi roubada.

O Memorial Padre Cícero foi inaugurado no dia 22 de julho de 1988 com a presença do então Presidente da República, José Sarney, para ser um ambiente de estudos, pesquisas e palestras sobre o sacerdote. Lá existe um museu com vários objetos que foram do seu uso pessoal, como vestimentas e louças, além de fotografias e algumas obras de arte da época. Na biblioteca do mesmo, uma vasta bibliografia reunindo as muitas obras de quem escreveu a favor e as poucas dos que pensavam diferente sobre o padre. O auditório tem capacidade para 400 pessoas e o Memorial foi construído no largo da Capela do Socorro, onde o sacerdote foi sepultado | Informações do juazeiro.ce.gov.

- Publicidade - spot_img