MP da Bolívia determina prisão de Evo Morales

• Ministério Público da Bolívia emitiu ordem de captura contra Evo Morales por investigação sobre bloqueios ocorridos entre maio e junho de 2026.

• Promotoria investiga Morales por supostos crimes como levante armado, terrorismo, associação criminosa e atentados contra serviços públicos.

• Esta é a segunda ordem de captura contra Morales; a primeira envolve um caso de tráfico de pessoas.

O Ministério Público de Santa Cruz, na Bolívia, emitiu nesta quarta-feira, 29, uma ordem de captura contra o ex-presidente Evo Morales. A medida integra uma investigação sobre os 53 dias de bloqueios registrados no país durante maio e junho. A ordem, assinada pelo promotor Brayan Melgar, determina que a polícia “apreenda e conduza” Evo à unidade policial especializada.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Receba nossas atualizações

Conforme o mandado, o ex-presidente é investigado por crimes de levante armado contra a segurança e a soberania do Estado, terrorismo, atentado contra a segurança dos meios de transporte, associação criminosa, instigação pública ao crime e atentado contra a segurança dos serviços públicos.

protestos-bolivia-reprodução-redes
Protestos na Bolívia bloquearam vias | Fotos: Reprodução/X

Evo Morales enfrenta sua segunda ordem de prisão

A investigação foi aberta com o objetivo de apurar responsabilidades pela organização, convocação e consequências dos bloqueios, que afetaram o transporte, o abastecimento e a atividade econômica do país.

No documento, o promotor afirma que a presença de Evo é indispensável por ser “presunto autor dos fatos delitivos denunciados” e, por isso, “emite, manda e ordena o cumprimento” do mandado. Esta é a segunda ordem de captura contra Evo. A primeira permanece vigente em um processo por tráfico de pessoas.

Leia mais:

Evo criticou a nova ordem de captura. Em manifestação publicada nas redes sociais, o ex-presidente classificou a medida como perseguição política e afirmou que o governo tenta responsabilizá-lo pelas mobilizações para ocultar a crise enfrentada pelo país.

“Continuaremos lutando junto ao povo, como sempre fizemos, com a convicção de que a Bolívia merece um caminho diferente”, afirmou Evo. “O da dignidade, da soberania, da justiça social e da recuperação da esperança para todas e todos.”

Documento pede a prisão de Evo Morales | Foto: Divulgação
Documento pede a prisão de Evo Morales | Foto: Divulgação

Leia também: “Não chores por mim, Bolívia”, reportagem de Eugenio Goussinsky publicada na Edição 284 da Revista Oeste

Veja a matéria completa aqui!

- Publicidade - spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui