Filme 12 Anos de Escravidão, que concorre a nove Oscar fez sua extraia

“Há 21 milhões de pessoas em escravidão enquanto estamos aqui sentados. Espero que, a 150 anos a partir de agora, a nossa ambivalência não permita que outro cineasta faça este filme”, disse o diretor Steve McQueen (Shame/2011), 44 anos, ao receber o prêmio máximo na cerimônia do Bafta, na semana passada.

capa

Era isso mesmo que o cineasta inglês queria quando decidiu fazer o seu 12 Anos de Escravidão, produzido por Brad Pitt: botar o dedo numa ferida ainda purulenta e tentar sanar uma lacuna na filmografia sobre o tema, lembrando que há mais obras sobre o Holocausto do que sobre os negros escravizados nas três Américas.
1
McQueen conseguiu mais ainda com o pungente e necessário longa baseado na história real de um homem livre que é raptado e escravizado: se tornar um dos primeiros negros com chances reais de levar o Oscar de melhor diretor, categoria que teve só dois outros negros concorrentes. “É incrível ser indicado ao Oscar, e tenho orgulho de ser um diretor negro ali. Mas, além desse dado da minha cor, estou feliz que o filme seja reconhecido pelos meus pares”, completou. Além de direção, a obra, que também recebeu o Globo de Ouro de melhor drama, concorre em outras merecidas oito categorias.

A estreia do filme 12 anos de escravidão foi nessa sexta feira (21) no cinema nacional
Direção: Steve McQueen.
Com: Chiwetel Ejiofor, Michael Fassbender, Brad Pitt, Paul Giamatti, Lupita Nyong’o e Benedict Cumberbatch. EUA/2013.
Classificação: 14 anos. Drama.

Na história baseada em fatos reais, um escravo liberto é sequestrado em 1841 e forçado por um proprietário de escravos a trabalhar em uma plantação na região de Louisiana, nos Estados Unidos. Ele é resgatado apenas doze anos mais tarde, por um advogado.

Veja o Trailer Legendado

 

- Publicidade - spot_img