No momento em que o repique das chuvas já deixa 30 cidades da Bahia com casas embaixo d’água, pelo menos, cinco estados do Nordeste, incluindo o Ceará, se mobilizaram para enviar ajuda humanitária aos municípios baianos.
Após conversa com o governador Rui Costa, o governador Camilo Santana enviou bombeiros e viaturas para auxiliar no apoio às vítimas. “Também disponibilizamos uma aeronave em caso de necessidade”, disse o chefe do Executivo estadual por meio de publicação nas redes sociais.

Neste domingo, 26, equipes do Corpo de Bombeiros do Maranhão se deslocaram ao estado da Bahia para auxiliar no socorro às vítimas das inundações. “Além dos que foram de avião, há viaturas transportando equipamentos, também a caminho”, confirmou Flávio Dino, governador da referida unidade federativa, também por meio de publicação nas redes sociais. No caso do Governo do Piauí, a ajuda do Corpo de Bombeiros foi enviada para a região de Ilhéus, também com intuito de salvar o maior número de vítimas possível.
A Paraíba enviou uma equipe que conta com 20 profissionais, entre bombeiros e mergulhadores, além de equipamentos e materiais de salvamento. “Nordeste unido pela Bahia!”, escreveu o governador do estado, João Azevedo. Completando a lista, Sergipe também se solidarizou com o estado de calamidade da Bahia e enviou o Grupamento Tático Aéreo à região Sul do estado vizinho. A tripulação é composta de bombeiros e policiais.
Panorama das enchentes
Segundo o governador da Bahia, Rui Costa, a situação atual é pior do que há duas semanas atrás, quando as chuvas já haviam feito algum estrago. A faixa territorial coberta pela água, ainda segundo ele, é muito grande. O volume dos rios, conforme o gestor, subiu de tal forma que, até este sábado, 25, eram 19 municípios inundados, número que chegou a 30 neste domingo.
“Estamos fazendo o resgate das pessoas em áreas de risco com helicópteros e botes. De outro lado, fornecendo cestas básicas e colchões. A prioridade neste momento é salvar vidas”, disse Costa nas redes sociais. – Com: O Otimista
Para ficar bem informado, siga o OKariri no Facebook, no youtube no Twitter e no Instagram. Receba as informações e ajude a aumentar as nossas comunidades

