Câmara aprova suspensão da prescrição a condenado que fugir da cadeia

A possibilidade de um preso se livrar do restante da punição fugindo e ficando escondido até que o Estado não tenha mais o direito de recapturá-lo pode acabar. A Câmara dos Deputados aprovou em regime de urgência, nesta quarta-feira (15), um projeto de lei do deputado federal Kim Kataguiri (Missão-SP) que suspende a prescrição caso o condenado fuja ou haja a revogação do livramento condicional. O texto segue para o Senado.

O Código Penal prevê prazos de prescrição que vão de três a vinte anos, a depender da gravidade do crime. Caso o condenado fuja, porém, o cálculo considera apenas o tempo restante da pena. Caso a polícia não o encontre até o prazo, não há mais possibilidade de retorno ao cárcere.

Com a reforma, a contagem ficaria suspensa até que o preso seja novamente capturado ou se reapresente voluntariamente. Para Kataguiri, o modelo atual premia a fuga, ao manter o prazo correndo, além de ser injusto com o apenado que cumpre totalmente sua pena.