Pressionado pelo Novo, Zema recua e faz aceno a Flávio

Pressionado pelo Novo, o pré-candidato à Presidência Romeu Zema (MG) gravou um vídeo com acenos estratégicos ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Na gravação, o político mineiro garante apoio a qualquer candidato que enfrente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um eventual segundo turno.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

Zema declarou que sua prioridade absoluta para 2026 é “tirar o PT de Brasília”. De acordo com o ex-governador de Minas Gerais, a oposição precisa vencer o atual chefe do Executivo. “Caso não seja eu, seja o Flávio, o Caiado ou qualquer outro, eles terão meu total apoio”, afirmou.

Direção do Novo tenta conter crise interna

A cúpula do Novo pediu a publicação do vídeo para acalmar os ânimos dos filiados. Zema virou alvo de críticas internas recentemente. A crise começou depois do vazamento de áudios de Flávio Bolsonaro com o empresário Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master.

Nas mensagens, o senador pedia recursos para financiar o filme Dark Horse. O longa-metragem contará a história do ex-presidente Jair Bolsonaro. As críticas recorrentes de Zema ao episódio isolaram o mineiro politicamente dentro do próprio partido.

A ala conservadora do Novo acusa o ex-governador de pôr em risco alianças importantes com o PL. A postura também prejudica candidatos ligados ao eleitorado de Bolsonaro. Até poucas semanas atrás, as articulações de bastidores apontavam o mineiro como o principal cotado para ser o vice na chapa de Flávio.

Avaliação de recuo e dúvidas jurídicas

Conforme apurou Oeste, a ala conservadora do Novo estuda retirar a pré-candidatura presidencial de Zema. Os dirigentes partidários criaram uma enquete informal nesta semana. O placar foi desfavorável ao ex-governador.

Leia mais: “Novo cogita retirar Zema da disputa presidencial

Nos bastidores do partido avaliam duas alternativas para o futuro político do mineiro: focar em uma disputa para o Senado ou uma candidatura para a Câmara dos Deputados.

Contudo, integrantes do Novo demonstram dúvidas jurídicas sobre a mudança de planos. Eles analisam os gastos já realizados na pré-campanha presidencial. Os dirigentes avaliam se o recuo violaria o teto de despesas eleitorais fixado pela Justiça. Se Zema mantiver os ataques a Flávio, a ala majoritária considera a candidatura ao Planalto insustentável.

Leia mais: “Novo avalia romper com Zema, depois de ofensiva contra Flávio

Veja a matéria completa aqui!

- Publicidade - spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui