MP de Brasília denuncia Lula, filho dele e mais dois na Zelotes

O Ministério Público Federal de Brasília (MPF-DF) denunciou, nesta sexta-feira (9), o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, o filho dele, Luiz Cláudio Lula da Silva, e outras duas pessoas pelos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa no âmbito da Operação Zelotes. As informações são do G1.

De acordo com informações do MPF, a denúncia foi feita após as investigações apontarem indícios de envolvimento do petista e de seu filho, além de Mauro Marcondes e Cristina Mautoni em copra irregular de 36 caças do modelo Gripen pelo governo brasileiro.

Também há indícios de irregularidades na prorrogação de incentivos fiscais a montadoras de veículos por meio de uma Medida Provisória. Os crimes teriam ocorrido entre 2013 e 2015, quando Lula já era ex-presidente.

O casal Mauro Marcondes e Cristina Mautoni, donos Marcondes e Mautoni Empreendimentos e Diplomacia LTDA (M&M), teriam sido beneficiados pelo esquema. Os empresários teriam, também, repassado R$ 2,5 milhões ao filho de Lula.

Em nota, os advogados do ex-presidente Lula e de Luís Cláudio dizem que eles não participaram nem tiveram conhecimento de qualquer ato relacionado à compra dos caças ou à prorrogação de benefícios para montadoras.

Os advogados Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira afirmam que Luís Claudio recebeu da consultoria Marcondes & Mautoni remuneração por trabalhos “efetivamente realizados e que viabilizaram a realização de campeonatos de futebol americano no Brasil”.

Para a defesa, afirmar que Lula interferiu no caso dos caças “significa atacar e colocar em xeque as Forças Armadas e as autoridades que acolheram o parecer emitido por seus membros”.

“Já foram ouvidas mais de 20 testemunhas arroladas pelo próprio Ministério Público Federal em relação a outras duas ações propostas contra Lula e todas elas negaram a acusação. É o exemplo de como Lula tem sido acusado de forma irresponsável e gratuita por alguns membros do Ministério Público Federal que usam o cargo para promover ações políticas”, diz a nota.

Para os advogados de Lula, a denúncia “baseia-se em procedimentos que tramitavam de forma oculta e sem acesso à defesa”.

Os advogados também reclamam que um dos procuradores da República que subscrevem a denúncia mantinha em conta nas redes sociais diversas publicações ofensivas a Lula e ao partido.

A reportagem não conseguiu contato nesta sexta com a defesa de Mauro Marcondes e de Cristina Mautoni.

Notícias ao Munito

- Publicidade - spot_img