SANTA QUITÉRIA: Fugitivos da cadeia são presos pelo BPRE

A constante fiscalização que vem sendo feita pelo BPRE, resulta nas apreensões de armas de fogo e drogas, e na captura de foragidos da Justiça (FOTO: ALEX COSTA/DIÁRIO DO NORDESTE)

Dois fugitivos da cadeia pública de Santa Quitéria (222Km de Fortaleza) foram recapturados, ontem no quilômetro 30 da CE-176 por policiais do Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual (BPRE), no posto de Taperuaba, Município de Sobral.

De acordo com informações do comandante da BPRE, tenente-coronel PM Francisco Túlio Studart, populares informaram aos policiais que dois homens suspeitos saíram de um matagal a pé. Durante a abordagem, a Polícia descobriu eles haviam fugido da cadeia pública de Santa Quitéria no dia anterior.

Segundo o setor de estatística do BPRE, José Aírton Alves da Silva, 20, responde na Justiça por dois homicídios. Já o foragido Samuel Linhares Ferreira, 20, é suspeito de 10 homicídios.

Eles não estavam armados no momento da abordagem e não explicaram aos policiais o que faziam no matagal, mas a Polícia acredita que a dupla estivesse escondida, pois sabia da existência do posto da Polícia Rodoviária nas proximidades. Os dois são naturais de Sobral e foram encaminhados à Delegacia Regional de Santa Quitéria para prestar esclarecimentos sobre a fuga, e em seguida, leavdos de volta para a cadeia pública.

Cadeia

No mês de agosto, houve um motim na cadeia pública de Santa Quitéria em que um detento morreu e outro foi baleado. O local é conhecido por ter constantes casos de fuga de presos e pela falta de segurança.

Em março de 2012, uma reportagem do Diário do Nordeste noticiou o medo da população em relação à fuga de presos na cadeia daquele Município.

Na época, membros de uma quadrilha acusada de executar um dos comerciantes mais prósperos e conhecidos da região, Carlos Roberto Martins Magalhães, haviam sido capturados e acabaram fugindo.

A Polícia tem regularmente transferido os detentos que oferecem maior risco à sociedade para outros presídios.

TENTATIVA DE FUGA

Uma fuga em massa de bandidos considerados de altíssima periculosidade foi impedida na sede da Polícia Civil do Ceará na madrugada do último domingo. O fato levou as autoridades a transferir, ontem, os presos para unidades do Sistema Penitenciário, cujos locais não foram divulgados por razão de segurança.

Pelo menos, 13 traficantes de drogas riam escapar por um buraco que eles cavaram na parede da cela nas dependências da Delegacia de Narcóticos (Denarc), no segundo andar. Os presos tinham a intenção de escalar o prédio da Delegacia Geral de Polícia Civil (DGPC), no Centro, usando cordas improvisadas e alcançar os imóveis vizinhos, de onde chegariam ao solo.

Policiais que estavam de plantão na sede da instituição perceberam uma movimentação estranha nos xadrezes e quando foram até, descobriram o plano de fuga. Os traficantes teriam cavado o buraco entre a noite de sexta-feira e o sábado. A fuga ia acontecer no domingo.

O diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), delegado Jairo Façanha Pequeno, explicou que, tão logo tomou conhecimento do fato, determinou a transferência dos presos para outra cela até que fosse feito o devido reparo na carceragem da Denarc.

Transferidos

Os 13 homens que planejavam escapar haviam sido presos nas últimas operações de combate ao tráfico de drogas na Capital e na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Autuados em flagrante, eles aguardavam transferência para as Casas de Privação Provisória da Liberdade (CPPLs) para aguarda julgamento.

Segundo o diretor do DPE, dez dos presos foram transferidos ainda na segunda-feira para o Sistema Penal. Outros dois seriam removidos na tarde de ontem, mas acabaram sendo liberados por ordem da Justiça.

Soltos

Os presos, identificados como Carlos David Melo de Freitas e Felipe Amorim da Costa haviam sido presos depois de uma troca de tiros com a PM na Avenida Rogaciano Leite, no bairro Jardim das Oliveiras, na noite da última quinta-feira (5).

Conforme as autoridades, eles são integrantes de um grupo de capangas de um traficante do Lagamar conhecido por ´João Presinho´, e tinham ido ao bairro Tancredo Neves eliminar bandidos rivais. Acabaram baleando dois adolescentes. Um deles, identificado como José Breno Rocha de Freitas, 15, foi atingido com tiros na cabeça e morreu no IJF-Centro na madrugada do último domingo (8).

Outros bandidos que iriam fugir das celas da Denarc foram capturados em diversos bairros da Capital por conta das investigações daquela Especializada ou por denúncias feitas pela população, denunciando o comércio de entorpecentes.

Diário do Nordeste

- Publicidade - spot_img