Um levantamento inédito feito pelo Jornal O Estado de São Paulo, na edição deste domingo (13), intitulado “Sangue Político – as mortes nas disputas pelo poder na era democrática” aponta o Estado do Ceará com 40 assassinatos, com motivação política. A cidade de Milagres/CE ganhou destaque na reportagem por conta da morte de Iramilson Fernandes, assassinado em 2004. Leia a seguir, na íntegra, a matéria do Estadão cujo título é “A vingança do coveiro: enterrar assassino do neto”.
O coveiro Aloizio Fernandes, de 69 anos, de Milagres (CE), resolveu adiar a aposentadoria com que tanto sonhava. Sem armas, sem dinheiro para pagar pistoleiro nem coragem para vingança, ele esperava, simplesmente, a morte do assassino de seu neto. “Eu disse para a cidade inteira: só deixo meu trabalho no dia em que enterrar o cabra”, relata.
Na festa da padroeira da cidade, Nossa Senhora dos Milagres, em plena disputa eleitoral de 2004, o neto dele, Iramilson Fernandes, e um grupo de jovens discutiram com o segurança Geones Correia Lima, que trabalhava para o prefeito e candidato à reeleição Hellosman Sampaio de Lacerda, do PMDB. Hellosman era condenado por violência sexual contra menores. A discussão política chegou ao extremo. Com um revólver na mão, Geones ordenou que os jovens se ajoelhassem e, depois, disparou na nuca de Iramilson.
O caso foi classificado como crime político pelo Tribunal de Justiça do Ceará. Em 2010, o ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, decidiu transferir o julgamento de Geones para Fortaleza, por causa da pressão política em Milagres. Eleito pela primeira vez em 1982, o médico Hellosman está em seu quinto mandato – 18 anos à frente da prefeitura. No Cariri, ele é conhecido por sua capacidade de persuasão.
Em 2004, a relatora da Comissão Parlamentar de Inquérito da violência e das redes de exploração sexual de crianças e adolescentes, Maria do Rosário (PT-RS) – hoje ministra da Secretaria Especial dos Direitos Humanos –, escreveu no relatório final que Hellosman chegou a usar arma para obrigar um menor a praticar sexo. Geones, segundo ela, foi quem levou o menor para o encontro com o prefeito.
“Durante as investigações, restou apurado que outros adolescentes do sexo masculino também foram vítimas de exploração sexual por parte do sr. Hellosman, o qual se valia do poder econômico e político para mantê-los em silêncio e à sua disposição para lhe satisfazer os desejos sexuais”, diz o texto.
Em 2006 e 2010, Hellosman foi o principal cabo eleitoral de Lula em Milagres – apesar de, em 2007, ele ter sido condenado a oito anos e três meses por atentado ao pudor e crime de ameaça a um jovem de 17 anos. Na última eleição presidencial, o prefeito pediu votos para Dilma Rousseff. Hellosman também é apoiado pelo senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) e mantém boas relações com o governador Cid Gomes (PROS). “Ele (Hellosman) é um bom gestor, trabalha muito para os pobres, a população gosta dele”, diz Eunício. A cidade venera Hellosman. Ele costuma pagar cestas básicas, contas de energia e água de parte dos 28 mil moradores.
Os santinhos de sua campanha continuam colados até na parede da casa do coveiro Fernandes. “O prefeito é um homem bom. O problema é a turma de vereadores ao lado dele”, diz Fernandes, resignado. Foi Hellosman quem pagou as últimas contas de energia da casa. O coveiro não tinha a força de outros parentes de vítimas da violência política para consumar pelas armas a vingança. Mas o ódio, limitado a Geones, continuou – e ele decidiu que só abandonaria o trabalho após enterrar o assassino do neto.
Finalmente, chegou a notícia da morte de Geones. O segurança teria se enforcado. “Os irmãos dele não vieram me pedir para enterrar, porque estavam com vergonha. Mandaram uma velhinha. E finalmente enterrei quem eu queria”, relata Aloizio.


é incrível como tudo mundo paga pelos seus crimes por mais pequeno que seja. como por exemplo uma mãe que rouba uma manteiga, uma lata de leite para alimentar seu filho ela é presa e humilhada. ai tem uma pessoa como esta acima citada mais sujo que pau de galinheiro, continua em liberdade e o que é pior no comando de uma cidade, e ainda tem apoio de senador e governador. não pense vc senhor GOVERNADOR que o povo de milagres esta de olhos fechado não. milagres acordou! este ser acima citado como PREFEITO é uma vergonha para toda nossa cidade é uma vergonha para nosso cariri é uma vergonha para todo o estado do ceará, o SENHOR deveria se envergonhar em citar aqui cestas básicas dadas por ele a população, e contas de energias e águas da população pagas pelo mesmo. ele poder ate ter feito isso ai mas antes das veio uma humilhação, ele pode ate dar uma cesta básica mais junto com esta cesta vem gatos… este HOEMEM é uma vergonha…
Isso é uma vergonha, toda eleição morre um jovem, e a Justiça nesse país quando vai imperar?…
MEU CARO HEVELTON, ACHO QUE VOCÊ NÃO DEVERIA TER SE PRONUNCIADO ASSIM, COM ISSO VOCÊ QUIS COLOCAR A CULPA NO ATUAL GESTOR, JÁ QUE TODA ELEIÇÃO ELE SEMPRE GANHA, ISSO QUE VOCÊ POSTOU, DEVERÁ SER APURADO E COM ISSO VOCÊ TERÁ QUE TER PROVAS NÃO ACHA? ESPERE E VERÁ…
Eu já cheguei a comentar na rádio do povo, para os mais jovens é a “som da terra” que esse prefeito é a pessoa que mais tem sorte em todo Ceará. Porque o que ele tem feito com as pessoas em 24 anos de poder. Daria para escrever uma edição da revista veja, isto é dentre outras que circulam pelo pais e ainda faltaria páginas. São crimes de várias naturezas, humilhações, todo os tipos de sacanagem possível ele é capaz de promover contra uma pessoa adversária, ou que fale a verdade sobre sua pessoa. Quantos milagrenses vicem fora de sua cidade por pressão, desse elemento? Quantos estão atualmente morando no cemitério por causa desse figurão? Milagrenses aprendam a votar. Esse jornal falta relacionar os crimes e divulgar para o país tomar conhecimento.
Como ando dizendo ultimamente, Milagres só aparece em jornais com esse tipo de matéria?
Pessoal, milagrenses, vamos mudar esse quadro, vamos passar Milagres para outras manchetes mais agradáveis. Vamos dá um basta nesse governo municipal, viremos essa página dessa história triste que nossa gente viveu. Vamos apartír de agora, dizer nosso povo vai mudar nossa história.
Milagres é uma vergonha nacional,Essa adminístração atual comete uma série de erros e ninguem faz nada isso é um absurdo só que a população está acordando não se engane não seu PREFEITO um dia a sua mascara vai cair.
Estimada Renata Leite (Se esse é mesmo seu nome),
Em nenhum momento Hevelton pronunciou o nome do seu prefeito!
Ele não mentiu, em dizer que em toda eleição tem morrer pessoas.
Alias, analise os fatos que acontecerem a alguns anos atrás e sem pensar em você ou em algum beneficio que receba ou seus familiares, vc irá tirar suas próprias conclusões.
Absurdo o que aconteceu com Francelino e muitos outros que se envolveram com política e morreram…
querida Renata Leite, na boa vc foi muito infeliz com sua resposta ao comentário do amigo Hevelton. procure rever todo o histórico político de Milagres e veja quem de fato precisa ser anualizados… procure ver os erros da cidade os desmandos. se é que vc pode. afinal se o seu prefeito vem pagando suas contas de agua e energia a ainda bancando a alimentação dos seus familiares vc tem razão de ter tomado a frente de algo que nem ao menos ouve nomes citados.