
O ex-comandante da Guarda Municipal de Fortaleza, o major da Polícia Militar Plauto de Lima, afirma que foi “convidado” a se transferir para o Batalhão da PM de Juazeiro do Norte, cidade distante 493,4 km da capital, e que a transferência “parece represália a algo”.
O comandante-geral da PM do Ceará, Werisleik Matias, nega a informação e afirma que Plauto “ou é mentiroso ou tem bola de cristal”.
Plauto foi exonerado do comando da Guarda Municipal pelo prefeito Roberto Cláudio (PSB) depois que a Polícia Militar requereu, no último dia 15, o retorno do major ao quadro da corporação, sem que esta explicasse o motivo. Plauto se disse pego de surpresa pela decisão.
Cinco dias depois, Plauto foi informado pelo subcomandante da PM, coronel Ávila Góis, de que seria transferido para Juazeiro do Norte, conforme o major relatou ontem ao O POVO.
Ele conta que tentou falar sobre a notícia com Werisleik Matias, mas não foi recebido pelo coronel. “Ninguém me informa nada. Não sei o motivo da transferência. O comandante não me recebeu”, declarou Plauto.
Até ontem, a transferência ainda não tinha sido publicado no boletim interno da PM, mas Plauto já avisou que não pode ir para Juazeiro, pois tem filhos que estudam e esposa que trabalha em Fortaleza. “Eu disse que não poderia aceitar. Para a gente é inviável. Vou aguardar a publicação e aí verei o que fazer”.
“Esfriar a cabeça”
Segundo o major, essa situação está lhe “abalando muito emocionalmente”, e por isso, ele pretende entrar com pedido de licença não remunerada da PM, ainda na primeira quinzena de junho, “para tratar de interesse particular, para dar um tempo do serviço público, da polícia, esfriar a cabeça”. Plauto afirma que pode inclusive aceitar oferta de emprego feito por uma fundação privada de Fortaleza.
“Recebi propostas para desenvolver projetos na área social. Não quero ficar parado. Quero trabalhar. Assim eu renderia muito mais do que estando num lugar estranho, longe da minha família”.
Procurado pelo O POVO, Werisleik Matias disse que “é mentira” que o major esteja sendo transferido para Juazeiro do Norte. “Ou ele tem uma bola de cristal ou ele é mentiroso”, afirmou o comandante da PM. Já o coronel Ávila Góis estava reunido até o começo da noite de ontem com o secretário estadual de Segurança Pública, Francisco Bezerra.
O Povo

