ITAITINGA: Penitenciários em greve de fome entram em acordo com diretoria da CPPL I

Pontos de energia e sanduicheira foram negados pela Sejus (Foto: Fabiane de Paula/Diário do Nordeste)

Os penitenciários da Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL I), em Itaitinga, entraram em acordo em relação às exigências com a Coordenadoria do Sistema Penal (Cosipe), nesta sexta-feira (22), segundo a assessoria da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus). Os detentos estão em greve de fome desde a última segunda (18).

Os presos terão acesso a revista e rádio a pilha, conforme o acordo. Também foi aceito o retorno do projeto Parlamento Carcerário, no qual um grupo de detentos tem reunião mensal com a direção da casa de privação.

O setor de engenharia da Sejus irá estudar uma forma de instalar ventiladores no prédio, não necessariamente em cada cela. Assim como as TVs, na qual deve ter um aparelho em cada pavilhão, mas ainda sem prazo determinado.

Internos de 10 dos 24 pavilhões já alimentaram-se durante o almoço, informou a Sejus. Neste momento o órgão aguarda a hora do jantar para constatar o fim da greve.

Foram negados um dia extra de visitas, além do domingo, e a entrada de mais alimentação neste dia. Será implantado ainda um modelo padrão entre as CPPLs para definir que tipo de alimento pode entrar.

Durante vistoria foram encontradas armas, drogas e 210 celulares nos pavilhões da casa de privação na última quinta-feira (21).

Presos entraram em greve na última segunda-feira

Os detentos da CPPL I estão em greve de fome desde a última segunda-feira. As CPPLs II e III, CPPL de Caucaia, e a Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba, também entraram em greve, mas já retornaram a normalidade.

Diário Online

- Publicidade - spot_img