Uma em cada três cidades brasileiras tem mais motos registradas do que qualquer outro tipo de veículo motorizado.

Segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) de setembro de 2023:
- Em 1.903 cidades, a moto é o veículo mais registrado.
- Em 3.665, o carro fica no topo da lista.
- Em apenas uma, Carmésia (MG), o ônibus lidera. A distorção é decorrente da existência de uma empresa de viagem de ônibus no local, o que aumenta o número de registros de emplacamento desse tipo de veículo por lá.
Além de carros e motos, os dados da Senatran consideram também caminhonetes, caminhões e outros tipos de veículos.
As motos são ainda mais populares no Norte do país. Na região, 8 em cada 10 cidades têm mais motos registradas do que carros ou qualquer outro veículo. No Nordeste, 7 em cada 10 motos.
Para especialistas, três fatores estão por trás do aumento da proporção de motos na frota brasileira
- COMPRAR MOTO SAI MAIS BARATO – o pesquisador do Instituto de Pesquisa Avançada (Ipea) Rafael Pereira afirma que aumento da renda nas últimas décadas criou o contexto ideal para a compra de motos. “A população de classe baixa quer sair do transporte público e tem duas opções: ou compra carro ou compra moto. Como a moto é mais barata, acaba sendo mais atraente para uma parcela dessa população”, disse.
- CARRO POPULAR SUMIU – analista do setor e ex-diretor de montadoras como Ford e Volkswagen, Flavio Padovan ressalta que o preço dos carros subiu e o carro popular “sumiu” do mercado. “Nós já chegamos a ter 3,5 milhões de veículos vendidos [carros comerciais leves] por ano, e hoje estamos rodando em 2 milhões. Ou seja, 1,5 milhão de consumidores sumiram”, afirmou ele. De acordo com a Bright Consulting, de 2016 até agora o preço médio dos veículos vendidos no brasil subiu de R$ 19 mil em 2016 para R$ 138,6 mil em 2023.
- PLATAFORMAS DIGITAIS – aplicativos de entrega também são citados como um dos responsáveis pelo atual cenário. “Principalmente durante e após a pandemia [de Covid-19], notamos um aumento significativo do licenciamento de motos, principalmente devido aos serviços de logística de last mile [etapa final, em que produto é entregue ao cliente] e entregas de comida e pequenos objetos”, avalia Paulo Miguel Júnior, conselheiro gestor da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA).
Cidades do Cariri
Milagres – Moto equivale a 53,97% da frota
Missão Velha – Moto equivale a 55,78% da frota
Barro – Moto equivale a 54,87% da frota
Brejo Santo – Moto equivale a 57,1% da frota
Abaiara – Moto equivale a 64% da frota
Mauriti – Moto equivale a 61,58% da frota
Quer receber nossas notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos, basta clicar AQUI e escolher.

