
O dito popular já dizia: “No Ceará, temos só duas estações. O quente e o menos quente”. A sabedoria popular não está muito longe do que realmente ocorre no Ceará. A chegada do outono no Brasil nesta quarta-feira (20) praticamente não interfere no estado de forma imediata, segundo o meteorologista Leandro Valente.
Ele explica que o Ceará está localizado na região Tropical e, por isso, pouco recebe a influência da passagem dessa estação. Valente, porém, ressalta que o outono é acompanhado da passagem do sol para o hemisfério Norte, o que acaba diminuindo a incidência dele sobre o estado.
O meteorologista lembra que, com o aumento da força dos ventos e a menor incidência do sol sobre o hemisfério, deve haver uma queda na temperatura. “Mas os efeitos dessa primeira passagem do equinócio só vão ser mais sentidos quando começar a se aproximar o segundo semestre. Por enquanto, não tem influência”, acrescenta Valente.
Apesar da futura queda na temperatura, a previsão da Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos) para os próximos meses é de que os registros de chuva continuem abaixo do normal, segundo o último prognóstico divulgado pelo órgão.
Previsão do tempo
A previsão para as próximas 72 horas é de predomínio de céu parcialmente nublado a claro, com possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea, sul e Ibiapaba. Ainda de acordo com a Funceme, a temperatura pode chegar até 32°C nos próximos dias.
Tribuna do Ceará

