Previsão da Funceme indica 40% de probabilidade de chuvas acima da média até abril

O prognóstico climático divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para o trimestre de fevereiro a abril indica 40% de probabilidade de chuvas acima da média, 40% em torno dela e ainda 20% de chances de precipitações abaixo da normal climatológica.

De acordo com a Funceme, o cenário esperado para os próximos meses se dá a partir da análise das condições atmosféricas e oceânicas e dos resultados de modelos numéricos de previsão. Em relação ao mesmo período do ano passado, é mais otimista, já que, em 2021, a maior probabilidade era de precipitações abaixo da média, o que acabou se confirmando ao final do período de três meses.

As comuns variações climáticas apontam a necessidade do acompanhamento diário, tanto do monitoramento das condições oceânicas como das próprias previsões de que são emitidas pela Funceme.

De acordo com os dados da Funceme, a macrorregião do Cariri registrou chuva média de 224,4 milímetros entre os dias 1 e 30 de janeiro. O número representa desvio de 51,3% do normal esperado para o período indicado.

Com informações da Funceme

Para ficar bem informado, siga o OKariri no Facebook, no youtube no Twitter e no Instagram. Receba as informações e ajude a aumentar as nossas comunidades.

- Publicidade - spot_img