
O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Farias, afirmou que a mudança da sigla da instituição de “UFC” para “UFCE” não é prioridade. A alteração solucionaria a confusão entre a Universidade e o torneio de artes marciais o Ultimate Fighting Championship (UFC).
Segundo o reitor, no Brasil existe o padrão entre as universidades federais de usarem quatro letras: U e F seguidas da sigla do Estado (ou da cidade, dependendo do caso). As exceções são a própria UFC, uma vez que não utiliza o CE, de Ceará, a Universidade Federal de Sergipe (UFS, que, pelo padrão deveria ser UFSE) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), sediada em cidade do estado de Minas Gerais.
Jesualdo informa que a Universidade possui registro da sigla no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), válido até 2018, e que está desenvolvendo o novo brasão, com design atualizado, mas mantendo a sigla UFC. Ele garante que o setor jurídico está tratando da situação. No entanto, faz uma ressalva: “Não queremos a sigla da universidade esteja ligada a um evento violento”.
De acordo com o reitor, uma possível mudança na sigla da instituição precisa ser amplamente discutida com a comunidade universitária e passar por um comitê gestor da universidade. Contudo, ele informa que, há dois anos, não havia esse desconforto. “A realização das competições no Brasil aumentou a inquietação”, afirma.
Mudança
Durante entrevista concedida ao programa Vertical S/A, da TV O POVO, o reitor disse que a mudança na sigla está em estudo pelo setor jurídico. Segundo ele, ter a mesma sigla do Campeonato de lutas torna dificulta a busca de informações sobre a entidade.
O Povo

