MILAGRES: Portal OKariri e E.E.E.P. Irmã Ana Zélia da Fonseca lançam serie especial sobre Arqueologia

As matérias serão disponibilizadas pelo Portal OKariri sempre aos domingos (Fotos: Acervo E.E.E.P. Irmã Ana Zélia da Fonseca)

Segundos relatos do historiador Antônio Bezerra a cidade de Milagres/CE teve seu inicio nos meados do século XVII surgindo às margens do Riacho dos Porcos.

A historia lendária de Milagres é surpreendente e romântica. Segundo o Wikipedia, os relatos dão conta de que, havia um sítio denominado Pilar, onde conquistadores brancos se instalaram. O português Souza Presa e outros companheiros foram apanhados pelos índios Tapuias e logo devorados, sendo Presa reservado para outra ocasião, em virtude de sua magreza.

Partindo os mesmos Tapuias para uma caçada deixaram Presa convenientemente amarrado, aos cuidados de uma índia, a quem fizeram as mais enérgicas recomendações. Contudo, a índia, comovendo-se da sorte de seu prisioneiro, deu-lhe a liberdade.

Presa atribuiu tal fato à intervenção de Nossa Senhora, haja vista ter feito uma promessa de, se escapasse com vida daquela situação, erigiria uma igreja em homenagem a Nossa Senhora dos Milagres.

E assim, desaparecidos os Tapuias daquelas paragens anos depois, Presa voltou ao lugar em 1760 e fundou a igreja que tem hoje a invocação de Nossa Senhora dos Milagres e que permanece como ponto central do atual município.

Mas quem são os índios Tapuias? Qual a cultura dos nossos antecedentes? Quem morou aqui antes e depois deles? O que foi deixado e onde está a arqueologia dos antepassados Milagrenses?

Constatando a necessidade de complementar a história do município com os acontecimentos e registros pré-históricos, os alunos da E.E.E.P. Irmã Ana Zélia da Fonseca, com orientação do professor Jonas Fernandes, decidiram realizar o mapeamento arqueológico no município de Milagres, onde até o presente momento foram identificados 06 (seis) sítios arqueológicos, entre estes de classificação histórica e pré-histórica.

O Portal OKariri em parceira com a Escola Profissionalizante vai apresentar a seus leitores uma série de matérias especiais subdivididas em fatos pré-históricos (Capim da Pedra Grande, Veneza, Nazaré e Olho D’água da Igreja) e sítios históricos (Vila Fronteiro, Vila Mingu, além de enfatizar a história da sede municipal com sua história e prédios históricos).

A série será disponibilizada pelo Portal OKariri sempre aos domingos.

Responsáveis pelo projeto

Alunos da E.E.E.P. Irmã Ana Zélia da Fonseca, com o apoio e incentivo do Núcleo Gestor da instituição e o Professor Jonas Fernandes, são responsáveis pelo projeto. O apoio é do Portal OKariri.com

Saiba mais

Arqueologia é disciplina que estuda a cultura material de sociedades que tem escrita ou não. É um ramo da ciência que possibilita ao pesquisador estudar, conhecer e reconstituir o modo de vida das sociedades coloniais e pré-coloniais.

A palavra ARQUEOLOGIA tem origem grega, em que Archaios significa passado / antigo e Logos significa ciência / estudo. Somando-se essas duas palavras, podemos definir a Arqueologia como a ciência que estuda o passado.

Agência OKariri | Alecx Silva

- Publicidade - spot_img