Febre aftosa é tema de encontro no Centro de Treinamento da Ematerce

Municípios terão que vacinar agora 95% do rebanho (Fotos: Klébio Leite/Agência OKariri)

Representantes de órgãos públicos e entidades representativas de classe, envolvidos na Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa, se reuniram na manhã desta sexta-feira (8), no Centro de Treinamento da Ematerce, em Milagres/CE.

Fizeram parte do encontro representantes da Ematerce dos municípios de Milagres, Brejo Santo, Aurora, Barro, Jati e Mauriti; gerentes do Banco do Brasil de Milagres e Mauriti; Sindicatos de Trabalhadores Rurais; Secretarias Municipais de Agricultura; Agentes de Saúde e Técnicos da Adagri (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará) de Mauriti e Brejo Santo.

O encontro serviu para estabelecer estratégias e metas para a segunda etapa da campanha que teve inicio no último dia 1º de novembro, especialmente por agora o Estado ter alcançado o status de livre da aftosa com vacinação. Segundo os técnicos presentes à reunião, as fichas para as declarações já foram distribuídas aos pecuaristas, focando especialmente o município de Brejo Santo, por está entre um dos primeiros a declarar.

No encontro foi explanado que o conjunto de ações faz com que o Cariri Leste seja uma região que sempre alcança os melhores resultados, principalmente em relação ao apoio dos Governos Municipais de Jati e Brejo Santo, nos quais os criadores que têm até 10 animais, recebem a vacinação gratuitamente por parte da municipalidade.

“A segunda campanha geralmente é mais difícil em virtude da seca”, afirma Suanny Rodrigues, Fiscal da Adagri de Brejo Santo. Segundo ela, os índices terão de ser aumentados em virtude da mudança de status. Desta forma, a meta para cada município foi acrescida em 2%, saindo de 93% para 95%, além de 90% das propriedades.

O veterinário da Adagri, Rodrigo Escorel, já pensa na visita da equipe da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) no próximo ano. “Ano que vem chega a auditoria da OIE para reconhecer, se tudo der certo, o Ceará como livre da febre aftosa e assim, os nosso produtos sejam exportados poder”, espera.

Na campanha anterior, Milagres alcançou 97% do rebanho vacinado enquanto os municípios de Aurora, Abaiara, Jati e Penaforte atingiram 100%.

Agência OKariri | Klébio Leite

SAM_4544.jpgSAM_4545.jpg

- Publicidade - spot_img