
Agência OKariri, por Ribamar Xavier
Atendendo convite do Presidente da Câmara Municipal de Mauriti, o Vereador Mano Morais, a Coordenadora de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Dra. Elonia Moura, fez uso da tribuna na reunião ordinária desta sexta-feira (12) para discorrer sobre as ações da pasta municipal no que concerne ao combate ao mosquito transmissor da dengue.
De acordo com a técnica, a Secretaria de Saúde está empenhada no combate a proliferação do Aedes aegypti, especialmente pelo período que estamos vivendo atualmente, chuvoso e ao mesmo tempo quente, ser propício para sua reprodução. Dra. Elonia Moura também citou o índice de infestação de bairros e localidades do município, explicando que a partir de 1%, o índice é insatisfatório e que a partir de 7% é risco de surto.
Segundo a coordenadora, o índice da maioria das comunidades está acima do satisfatório. O Bairro Novo Mauriti, por exemplo, está com alto índice de infestação (6,99%). Por esta razão, a secretaria elegeu esta área da cidade para a largada da campanha “Bota Fora Dengue” que acontece nesta segunda-feira (15). A Dra. Elonia Moura citou ainda que Mauriti possui atualmente 58 casos de dengue notificados. Destes, seis foram confirmados e três descartados. Falta ainda o resultado de 49 exames comprobatórios.
Seguindo em seu relato, a Dra. Elonia Moura esclareceu que o maior número foco do mosquito está dentro das casas, citando que de 132 focos encontrados, 129 estão nas residências. De acordo com ela a população, infelizmente, não tem a consciência de guardar o lixo no lixo.
A coordenadora da Secretaria de Saúde informou que além da campanha “Bota Fora Dengue” a pasta também vem realizando capacitação a respeito da problemática da dengue com profissionais da saúde, como Agentes de Saúde e Médicos do PSF e até mesmo do hospital municipal.
A propósito do inicio da campanha “Bota Fora Dengue” a Dra. Elonia Moura disse que a mesma teve seu inicio antecipado a pedido do Vereador Mano Morais que participou, assim como ela, de uma reunião que teve como tema central o combate a dengue e foi realizada no último dia 10.
A Dra. Elonia Moura, por fim, solicitou o apoio dos vereadores e da população na campanha de combate a proliferação do mosquito Aedes aegypti que a Secretaria de Saúde está desenvolvendo.

