
FOTO: YACANÃ NEPONUCENA/DIARIO DO NORDESTE
Está sendo realizado até o próximo dia 25, a quarta edição da “Guerrilha do Ato Dramático Caririense”. Ao todo, são mais de 20 grupos de teatro que estão se apresentando no Crato. De acordo com o Diário do Nordeste, os espetáculos acontecem nas ruas, teatros, praças públicas ou em qualquer outro espaço que comporte os espectadores e os artistas. Este ano, a “Guerrilha” teve início no último dia 3.
Para os organizadores, o evento já está consolidado como sendo um das principais oportunidades para exibição dos trabalhos, como um mutirão de grupos regionais de dança, teatro e circo.
Durante o período acontece uma fusão entre as companhias recém-criadas e as veteranas. Em cena, os artistas renovam o gosto pelas artes cênicas e oferecem à plateia uma diversidade de estéticas.
Este ano, a “Guerrilha” inaugurou concretamente o processo de intercâmbio com outras regiões do País. Dois dos espetáculos vieram de Fortaleza e de Serra Talhada, no interior de Pernambuco. Neste sentido, está sendo celebrado um ambiente de diálogo entre as experiências artísticas e o fortalecimento da circulação das apresentações, além do escoamento das produções. Devido ao grande número de inscrições para participar do movimento, foi necessária a criação de uma curadoria especial, que selecionou 23 das mais de 40 performances.
Estima-se que aproximadamente seis mil pessoas confiram as exibições. Nesta edição, os espetáculos que tiveram grande sucesso de público nos anos anteriores conseguiram garantir espaço, a exemplo da peça “Esperando comadre Diana”, “A comedia da Maldição”, “Caboré”, “A donzela e o cangaceiro” e “As irmãs castanholas”.

