
Um grupo de manifestantes, portando cartazes e apitos, ocupou a calçada da Câmara Municipal do município de Crato (Região do Cariri), na manhã desta terça-feira (29) para pedir a cassação do mandato do prefeito Ronaldo Mattos (PMDB) e dos vereadores da Casa. O motivo do protesto foi a denúncia de que os vereadores receberam dinheiro do prefeito para desaprovar as contas do antigo gestor, Samuel Araripe (PSDB).
Durante o protesto, os vereadores estavam reunidos na sessão da Câmara. Os manifestantes usaram vassouras para simbolicamente limpar a calçada da Casa. Eles pedem também que seja instalada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigue as gestões da prefeitura desde 2005.
Denúncia
O deputado estadual Fernando Hugo (SDD) denunciou, na sexta-feira, 25, na tribuna da Assembleia Legislativa, a suposta compra de votos feita por Ronaldo Mattos (PMDB). O parlamentar apresentou documentos e gravações que, segundo ele, comprovam que o prefeito teria comprado vereadores para que votassem pela desaprovação das contas DE Samuel Araripe.
De acordo com o ex-prefeito as contas da sua gestão no ano de 2009, aprovadas pelo Tribunal de Contas do Município (TCM), foram desaprovadas na Câmara Municipal após vereadores receberem R$ 50 mil do atual prefeito da cidade.
As contas foram votadas na última segunda-feira, 21, na Câmara Municipal, com 14 dos 19 vereadores votando pela desaprovação. Nos últimos dias, Araripe havia anunciado em rádios locais do Crato que estaria sendo vítima de tentativa de extorsão por parte de alguns vereadores.
Ronaldo Mattos, negou, através de comunicado, as acusações.”Em nenhum momento como prefeito da terra de Bárbara de Alencar participei de qualquer articulação para prejudicar politicamente o ex-prefeito Samuel Araripe, ou qualquer outra liderança política da nossa região”, disse.
O Povo Online

