A Secretaria de Saúde de Aurora através de todo seu alto escalão foi à imprensa nesta sexta-feira (26), para divulgar e tranquilizar a população de Aurora, da confirmação de uma morte por gripe A (H1n1) ocorrida há poucos dias. A vitima permaneceu por vários dias internado em hospitais da região do Cariri e veio a óbito nesta semana.
Segundo o órgão de saúde municipal; a notificação por parte da Secretaria de Saúde do Estado ocorreu na ultima quarta-feira (24).
Com a confirmação do caso, que já vinha sendo aguardado com ansiedade, aumenta os cuidados e um trabalho de orientação mais forte junto a população deve ser implantado.
Segundo informações, o Secretário de Saúde do Município, Jean Passos já reuniu na manhã da última terça-feira (23) profissionais de todas as equipes de saúde da família para repassar a informação e adotar medidas de prevenção.
Apesar da confirmação deste caso, a recomendação é para que não sejam gerados tumultos junto aos postos saúde, em busca da vacina. No entanto, aquelas pessoas que estiverem incluídas no chamado grupos prioritário, e que não se vacinaram durante a campanha contra a gripe sazonal, realizada anteriormente pelo ministério da saúde, como crianças de seis meses a menores de dois anos, gestantes, puérperas, profissionais de saúde, idosos com 60 anos ou mais, bem como portadores de doenças crônicas, deverão comparecer aos postos para se vacinarem, a partir da próxima segunda-feira (29).
Quem também deve procurar os postos de saúde são aqueles que apresentarem sintomas da gripe, além do normal do que normalmente ocorre na gripe sazonal. Estes deverão passar por avaliação médica e se houver suspeita, estes devem se submeter ao tratamento, através de medicamentos.
Apesar de todas as orientações e que a situação está sob controle; o clima de medo em todo o município. Postos de saúde e outras unidades de saúde do município têm registrado considerável procura, por pessoas de todas as idades.
Aqui Conectados

