Manifestantes entram em confronto com a polícia no Rio

O confronto teve início poucos minutos antes do começo do jogo e terminou durante a partida (Foto: Eduardo Knapp/Folhapress)

Um grupo de pessoas que participava da manifestação nos arredores do estádio do Maracanã entrou em confronto com a polícia poucos minutos antes do jogo entre Brasil x Espanha. O clima ficou tenso depois que manifestantes arremessaram objetos, como latas e pedras, nos policiais, que revidaram com bombas de gás e spray de pimenta para dispersar o grupo, que veio da Praça Saens Peña. Um veículo blindado do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar (PM) chegou à Avenida Maracanã e disparou bombas de efeito moral na direção dos manifestantes que estavam nas proximidades da Praça Varnhagen, no mesmo bairro. Os participantes do protesto reagiram apontando fogos de artifício.

Muitos dos atingidos fugiam do confronto ocorrido momentos antes com a Polícia Militar, na Maracanã esquina com a Rua São Francisco Xavier, nas proximidades do Estádio. O conflito provocou corre-corre no local. Em pânico, grande parte dos manifestantes saiu correndo em direção à Saens Peña. No local, porém, as pessoas que retornaram fugindo do tumulto encontram fechadas as portas da estação do metrô que fica no local. A assessoria de comunicação do Metrô Rio informou que a Estação foi fechada por medida de segurança, até que se diluisse a manifestação. Segundo o metrô, as estações São Francisco Xavier e Afonso Pena, também na Tijuca, permaneceram abertas. A polícia conseguiu dispersar o grupo por volta das 20h30min, mas ainda continuou lançando bombas de efeito moral.

Abusos
Defensores públicos que acompanharam a manifestação perto do Maracanã e o confronto com a polícia vão apurar se houve abuso ou exagero por parte das forças de segurança. De acordo com Henrique Guelber, do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, 14 profissionais acompanharam a ação para verificar a atuação da polícia, alguns in loco e outros na Central de Comando. “Os primeiros objetos lançados foram por iniciativa dos manifestantes, então, de certa forma, foi legítima a reação da polícia. Houve esse início e eu não consigo afirmar se houve abuso ou não, não consigo fazer essa leitura agora. Foi um tumulto, um corre-corre, a gente não consegue definir”.

Poucos minutos antes do término da partida a Avenida Maracanã ficou completamente tomada pelas forças de segurança. Alguns manifestantes retornaram à esquina com a Rua São Francisco Xavier, mas não foram registrados novos tumultos.

O Povo

- Publicidade - spot_img