FAB força a tiros pouso de avião suspeito vindo da Bolívia

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou ter interceptado, nesta sexta-feira (31), um avião suspeito que vinha da Bolívia. Foram disparados tiros para forçar a aterrissagem por dois caças A-29 Super Tucano usados no patrulhamento aéreo do país. Ninguém ficou ferido. A aeronave pousou em uma pista não homologada a 200 km de Campo Grande (MS) e foi encontrada abandonada.

“Devido à falta de colaboração da aeronave interceptada, que descumpriu recorrentemente as ordens da Defesa Aeroespacial, foi realizada a medida de Tiro de Detenção (TDE) — última etapa das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo, destinada a impedir a continuidade do voo”, disse a FAB em comunicado no site da corporação.

A FAB informou ainda que a aeronave não tinha plano de voo, não havia feito contato com os órgãos de controle de tráfego e não tinha matrícula identificada, o que a tornou suspeita. Toda a operação teve o apoio da Polícia Militar local e da Polícia Federal.