
Equipes do Corpo de Bombeiros do Amapá encontraram na manhã deste sábado três corpos de um grupo de seis trabalhadores desaparecidos no rio Amazonas, depois do desabamento de um píer flutuante no porto da mineradora Anglo American em Santana, a 20 quilômetros de Macapá. O acidente aconteceu na quinta-feira. Os trabalhadores foram arrastados para dentro do leito do rio Amazonas.
Instalações e equipamentos também foram levados para o fundo do curso d’água. A área destruída foi calculada em 16,1 mil metros quadrados. Segundo o coronel Ademar Rodrigues dos Anjos, dos bombeiros, dois cadáveres foram descobertos a mais de seis quilômetros do porto da Anglo. Eles estavam próximo de uma fazenda, no município de Santana. O terceiro corpo boiou na região do porto da mineradora. O militar não informou o horário exato dos resgates dos corpos.
Os corpos foram transportados para o Instituto Médico Legal (IML) de Santana: “Como a água do rio Amazonas é muito fria nesta região, os corpos estão preservados. Não haverá dificuldade para fazer o reconhecimento”, afirmou Ademar Rodrigues.
No porto de Santana muitas famílias e curiosos aguardaram a chegada das equipes dos bombeiros no porto da cidade, que tem 101.203 habitantes.
Mergulhadores continuam as buscas aos outros três sumidos nadando e submergindo em uma área de 45 mil metros quadrados. Eles têm apoio das embarcações da Marinha. De acordo com Rodrigues, a Anglo American enviou uma balsa com guindaste para o içamento dos equipamentos que caíram também no rio, para tentar achar os corpos. Mas, como a balsa não suportou o peso do guindaste, com mais de 80 toneladas, a operação foi descartada para este sábado.
O Povo

