O distrito de Macambira em Mauriti-CE, foi destacado no programa “Como Será”, exibido pela TV Globo. No programa que destacava o programa que falava sobre meio ambiente, mais precisamente sobre o bom uso da água.
Em Macambira o uso da água é levado a sério, todos os meses mais de 200 famílias se reúnem através de uma associação para discutir além do preço da água, também como está sendo o aproveitamento e o uso do liquido precioso.
Emanuel Martins, operador dos sistema diz na entrevista que faz muito esforço para não haver desperdício de água, Já Tiago Pereira técnico do Sistema Integrado de Saneamento Rural-SISAR, destacou o controle que os moradores tem sobre as suas contas de água, “essa é mais uma experiência que o cearense tem para a convivência com a seca”; frisou ele sobre o controle e uso racional dos moradores com a água.