Cerca de 30 homens que trabalham na construção do Shopping Juazeiro paralisaram suas atividades na manhã desta quarta-feira (25) (Foto: Michel Dantas/Agência Miséria)

Cerca de 30 homens que trabalham na construção do Shopping Juazeiro paralisaram suas atividades na manhã desta quarta-feira (25) por falta de pagamento. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, José Galdino, “o atraso é recorrente”. “Há cinco meses a gente vem lutando contra isso, mas é em vão. O atraso chega a durar 40, 50 dias”, relata.

Com investimento declarado em R$ 60 milhões, a construção notabiliza-se como um dos maiores empreendimentos em atividade na Terra do Padre Cícero. No entanto, para Ednaldo, um dos prejudicados com o atraso salarial, tamanha grandiosidade “não tem garantido nem mesmo as refeições diárias”.

“Já estamos no fim do mês e nada de receber o salário. Até as nossas quentinhas às vezes não chegam e quando vem, é tudo contado. Temos contas pra pagar, meu aluguel está atrasado e não tenho o que fazer”, diz o operário. Em situação semelhante, José teme até em ser preso. “Ainda não paguei a pensão do meu filho e já estou até com medo de a qualquer momento a polícia ir me buscar”, receia.

Galdino explica que tentará, “mais uma vez”, contato com a Construtora responsável pela obra para solucionar o problema, mas antecipa que os operários só regressam ao trabalho com a quitação do ordenado. “Até o fim do dia espero ter uma resposta concreta da construtora, enquanto isso os trabalhadores continuarão parados”, enfatiza.

O Shopping

O projeto inicial do Shopping prever a instalação de 109 lojas, sendo três lojas âncoras, três megalojas, quatro salas de cinema (uma com tecnologia 3D), pista de boliche, academia de ginástica e praça de alimentação. Além de uma torre empresarial com 56 salas, centro de convenções e auditório com 800 lugares.

O investimento declarado é de R$ 60 milhões em uma área total de cerca de 40 mil metros quadrados no bairro Novo Juazeiro, em Juazeiro do Norte/CE. Ao todo, 13 mil m² de Área Bruta Locável (ABL). A administração será da IMalls, especializada em gestão de shoppings centers e com atuação no Norte e Nordeste.

Agência Miséria