Uma rede farmácias teve suas lojas assaltadas pela 4ª vez pelos mesmos criminosos. O primeiro assalto aconteceu no dia 23 de junho na unidade do bairro Henrique Jorge. Já a unidade do bairro Genibaú foi assaltada no dia 24 e 28 de junho pelas mesmas pessoas. Neste mês a dupla voltou a assaltar a unidade do Henrique Jorge, no último sábado (6).
De acordo com o gerente comercial da rede de farmácias, que não quis se identificar, o prejuízo dos quatro assaltos já soma mais de R$ 3 mil. Disse ainda que duas funcionarias, traumatizadas com os assaltos, já pediram demissão.
Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Ceará (Sincofarma), Antônio Félix, a média de assaltos por farmácia é de até duas vezes por mês. Mas ele explica que este número é apenas uma média mensal, pois muitos estabelecimentos não registram o boletim de ocorrência. “Só registram quando alguém sai ferido ou quando alguém atira. Quando os assaltantes só levam bens materiais, muitas vezes o estabelecimento prefere não registrar”, conta.
Ele disse ainda que além do dinheiro do caixa, os assaltantes sempre levam produtos da área de perfumaria e orienta aos donos de farmácias a comprarem apenas medicamentos direto do distribuidor e não das mãos dos assaltantes. “Eles não levam medicamentos pois, pelo código de barras, se consegue identificar para onde ele foi. Se o estabelecimento comprar medicamento roubado ele pode ser preso por receptação”, diz.
Investimento em segurança
Sobre o aumento na segurança dos estabelecimentos, Félix diz que orienta os donos dos estabelecimentos a investirem em circuito interno de boa qualidade e não mais em segurança armada no local. “Com as imagens se consegue identificar o bandido com mais facilidade, já se a loja tiver um segurança armado, poderá ter troca de tiros com os criminosos e acabar sobrando para o consumidor”, finaliza.
Tribuna do Ceará

