O candidato Dr. Furlan (PSD) venceu a disputa para governador do Amapá neste domingo (4) no primeiro turno das eleições 2026, superando o atual governador Clécio (União).
Com 100% das seções eleitorais totalizadas, Dr. Furlan teve 62,75% dos votos válidos (281.595 mil votos). O atual governador teve 36,97% (165.900 mil votos).
Na sequência, ficaram Carlos Cley (PSTU), com 0,13% (561 votos); Delegado Marcos (DC), com 0,08% (376 votos); e Jairo Palheta (PCO), que atingiu 0,07% (315 votos).
Ex-prefeito de Macapá foi alvo de operações da PF em ano eleitoral
Nas eleições de 2024, Dr. Furlan foi reeleito prefeito de Macapá com 85,08% dos votos válidos, sendo o candidato ao Executivo com o maior percentual de votos válidos no primeiro turno. A reeleição municipal credenciou o prefeito da capital a concorrer ao cargo mais alto do estado do Amapá, contando com o reforço da ex-primeira-dama Rayssa Furlan, que concorreu ao Senado Federal nas eleições deste domingo.
Apesar da ascensão política nos últimos anos, Dr. Furlan enfrentou problemas na administração municipal. Em março deste ano, o então prefeito foi afastado do cargo por 60 dias por suspeita de desvio de recursos federais e fraude em licitação na área da saúde. No dia seguinte, após ser alvo de operação da Polícia Federal (PF), ele renunciou ao cargo para concorrer ao governo do estado do Amapá.
No final de maio, o ex-prefeito voltou a ser alvo da PF durante a operação Palanque Digital, que investigou um suposto esquema de desvio de mais de R$ 25 milhões da prefeitura para financiar uma “milícia digital”. Segundo a PF, o esquema tinha como objetivo promover politicamente o ex-prefeito e a esposa, além de atacar adversários nas redes sociais com conteúdos manipulados e campanhas coordenadas.
Governador tem apoio do PT e do grupo político de Alcolumbre
O governador Clécio foi eleito em 2022 pelo Solidariedade em uma ampla coligação com a presença de 15 partidos, entre eles o PT e o PL. Além disso, ele contou com o reforço do senador Davi Alcolumbre (União) no palanque para a disputa, que foi vencida no primeiro turno.
Depois da vitória, Clécio migrou para o União Brasil. Nas eleições deste ano, o governador repetiu a fórmula e articulou uma aliança partidária pela reeleição com as federações União Progressista, PSDB-Cidadania, PRD-Solidariedade e Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), além do PDT, Republicanos e Agir.
Ex-vereador da capital, Clécio também foi prefeito de Macapá entre 2013 e 2020 e passou pelos partidos de esquerda PT, PSOL e Rede.



