Centro-Oeste, Sul e Sudeste têm tempestade prevista para esta terça-feira, 22

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para tempestades em áreas do Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil, válido das 8h56 às 23h59 do dia 22 de setembro de 2026. O aviso prevê chuvas de até 60 mm por hora, ventos de até 100 km/h e possibilidade de granizo, com riscos de cortes de energia, danos a plantações, quedas de árvores e alagamentos.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira, 22, um alerta laranja para tempestades em áreas do Centro-Oeste, do Sul e do Sudeste do país. O aviso de perigo é válido das 8h56 às 23h59 e prevê chuva de até 60 milímetros por hora, ventos que podem chegar a 100 km/h e queda de granizo.

Segundo o órgão, o volume de precipitação pode variar entre 30 e 60 mm por hora ou alcançar de 50 a 100 mm ao longo do dia. O alerta sinaliza possibilidade de cortes no fornecimento de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste

O Inmet trabalha com três tipos de aviso. O amarelo indica perigo potencial, o laranja representa perigo real e o vermelho, alto risco.

Centro-Oeste, Sul e Sudeste têm tempestade prevista para esta terça-feira, 22
Área sinalizada pelo alerta do Inmet | Foto: Reprodução/Inmet

Inmet recomenda evitar áreas de risco

As áreas de atenção estão em Estados como Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro. As recomendações do Inmet incluem evitar permanecer sob árvores durante rajadas de vento. O instituto afirma que existe risco de queda de galhos e árvores, além de descargas elétricas.

O Inmet também orienta que veículos não sejam estacionados próximos a torres de transmissão nem placas de propaganda. Em caso de tempestade, a recomendação é desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, quando possível.

Para mais informações, a população pode ligar para a Defesa Civil, pelo telefone 199, e, em situações de emergência, para o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Veja a matéria completa aqui!

- Publicidade - spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui