A empresa brasileira Jussara, uma das maiores do setor lácteo do Brasil com produção de 1,2 milhão de litros de leite por dia e presença em mais de 700 cidades, iniciou conversas formais com o governo do Paraguai para instalar uma unidade de fracionamento de leche em pó no país, segundo reportagem do diário La Nación.
O ministro da Indústria e Comércio, Marco Riquelme, e o vice-ministro Javier Viveros receberam diretores da empresa, que apresentaram os avanços do projeto. A iniciativa prevê investimento inicial de 10 milhões de dólares, operará sob o regime de maquila e destinará 100% da produção ao mercado brasileiro. O projeto está em fase de prospecção e negociações, com expectativa de início das operações em um ano.

Efeito cascata
Fundada pelo médico Amélio Rosa Barbosa, a Jussara tem 70 anos de história e é referência no setor lácteo brasileiro, com unidades de negócio que incluem a Jussara Agro e uma rede de postos de combustível. A escolha pelo Paraguai vai de encontro a outras empresas brasileiras que priorizaram carga tributária reduzida pelo regime de maquila, energia elétrica barata e localização estratégica para reexportar ao Brasil sem os custos do sistema produtivo nacional.
Receba notícias do Conexão Política no seu WhatsAppReceba notícias do Conexão no WhatsApp
Maquila
Pelo regime de maquila, a empresa paga apenas 1% de imposto sobre o valor agregado, com isenção na importação de bens de capital, o que viabiliza economicamente uma operação cujo produto final retorna integralmente ao país de origem.
Havan no Paraguai
Nas últimas semanas, o empresário Luciano Hang, dono da rede Havan, visitou Assunção e se reuniu com o presidente Santiago Peña para avaliar a instalação de lojas no país. Além dele, a empresa de embalagens Valgroup também estuda se instalar em território paraguaio.
O Paraguai encerrou 2025 com US$ 1,309 bilhão em exportações pelo regime de maquila e crescimento de 18% no emprego formal, números que reforçam o argumento do governo de Santiago Peña de que o país deixou de ser apenas destino de commodities para se tornar plataforma industrial regional.
Imigra Paraguai
Empresários e investidores brasileiros que avaliam expandir operações para o Paraguai ou estruturar residência fiscal no país podem contar com a assessoria da Imigra Paraguai, parceira oficial do Conexão Política.
A consultoria oferece serviços completos de abertura e estruturação de empresas, obtenção de residência fiscal paraguaia, planejamento patrimonial e suporte em todo o processo de relocação, com atendimento especializado para empreendedores e famílias de alta renda. Para saber mais, acesse imigraparaguai.com

