EUA pedem aval do governo Lula para indicação de novo embaixador no Brasil | Blogs | CNN Brasil

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou, na semana passada, ao Ministério das Relações Exteriores o pedido de concessão de “agrément” para a indicação de Daniel Perez como novo embaixador do país no Brasil.

“Agrément” é uma consulta que se faz ao país onde o embaixador será nomeado. No meio diplomático, os governos costumam fazer uma consulta formal e confidencial sobre o nome que desejam indicar para comandar a embaixada para anunciar o escolhido para ocupar o cargo de embaixador.

A designação de Perez foi feita em 1º de junho sem a comunicação do “agrément” ao Brasil. A quebra de protocolo promovida pela diplomacia americana neste caso imprimiu mal-estar no governo brasileiro, segundo apurou a CNN.

Apesar disso, de acordo com relatos feitos à CNN, o episódio não seria suficiente para o Brasil rejeitar o escolhido de Donald Trump.

A indicação de Perez ainda precisa ser aprovada pelo Senado norte-americano. O posto de embaixador está vago desde janeiro de 2025, quando Trump retornou à Casa Branca.

Atualmente, Daniel Perez tem 38 anos e é presidente da Câmara de Deputados da Flórida. Filho de imigrantes cubanos, ele é filiado ao Partido Republicano, o mesmo de Trump, e demonstra alinhamento às políticas do presidente dos EUA.

Veja a matéria completa aqui!

- Publicidade - spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui