O vereador de São Paulo Rubinho Nunes (União) criticou a exposição de crianças em eventos públicos com apresentações que considera inadequadas e provocou forte repercussão nas redes sociais.
Em publicação no X, o parlamentar questionou a presença de menores em ambientes com “homens seminus rebolando na rua” e afirmou que a legislação brasileira protege crianças e adolescentes desse tipo de situação.
Receba nossas atualizações
Na postagem, Rubinho escreveu que fez “uma pergunta simples para a esquerda” e afirmou que tanto o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) quanto a Constituição Federal não permitem a exposição de crianças a conteúdos considerados inadequados. O vereador conclui ao dizer que quem defende esse tipo de situação “precisa explicar por quê”.
Projeto de vereador restringe eventos LGBT

Em maio, a Câmara Municipal de São Paulo aprovou em primeira votação o Projeto de Lei nº 50/2025, de autoria do vereador Rubinho Nunes (União), que estabelece novas restrições para eventos LGBTQIA+ realizados na capital paulista. A proposta ainda precisará passar por uma segunda votação antes de seguir para eventual sanção do prefeito.
O texto prevê a proibição da participação de crianças e adolescentes em eventos que “façam alusão ou fomentem práticas LGBTQIA+”, incluindo a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo. A proposta também determina que esse tipo de evento ocorra apenas em espaços fechados, com controle de entrada, proibindo a ocupação e a interdição de ruas e avenidas.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Pelo projeto, os eventos deverão ter classificação indicativa para maiores de 18 anos e informar previamente ao público a natureza da programação. Em caso de descumprimento, o texto prevê sanções administrativas e multas que podem chegar a R$ 1 milhão.
Na justificativa apresentada à Câmara, Rubinho Nunes afirmou que a proposta busca proteger crianças e adolescentes de conteúdos considerados inadequados para a faixa etária, além de reduzir impactos urbanos provocados por grandes eventos em vias públicas, como bloqueios no trânsito e questões de segurança.

