O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse nesta terça-feira (26) que, se eleito, fará parcerias estratégicas “de longo prazo” com os Estados Unidos sobre as terras raras e os minerais críticos brasileiros.
A declaração do pré-candidato a presidente foi feita durante uma coletiva de imprensa após se reunir com o presidente Donald Trump em Washington.
“Sob meu governo, haverá parceria estratégica de longo prazo nesse setor, com investimento protegido e reindustrialização compartilhada entre os dois países”, disse.
O senador disse que o encontro serviu para apresentar ao presidente americano a posição “privilegiada” do Brasil no cenário de terras raras a função do país em ser um alternativa à China.
“Também aproveitei o encontro para apresentar ao presidente a posição privilegiada que o Brasil ocupa no cenário mundial de terras raras e minerais críticos. Temos a segunda maior reserva mundial. Somos a única alternativa real à China para o mundo livre”, relatou.
A exploração de terras raras ganhou destaque no cenário político após o anuncio da compra de uma mineradora em Goiás por um empresa americana, em uma transação avaliada em cerca de R$2,8 milhões.
O Brasil tem a segunda maior reserva mundial dos 17 minerais encontrados em terras raras, que tem papel fundamental para a produção de equipamentos de alta tecnologia.
A importância do assunto no debate político chegou ao Congresso Nacional, onde tramita um projeto de lei para criar uma política nacional de minerais críticos.

