O ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, e o reitor do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Wally Menezes, assinaram, nesta sexta-feira (18.10), a ordem de serviço que autoriza a elaboração dos projetos de estudos preliminares de topografia e arquitetura e complementares de engenharia para execução das obras de seis novos campi do IFCE. A cerimônia de assinatura ocorreu em Fortaleza (CE), no futuro Campus Fortaleza São Gerardo, e contou com a presença do governador do estado, Elmano de Freitas.
Por meio do Novo Plano de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), as construções receberão um investimento de R$ 150 milhões do governo federal. Atualmente, o IFCE conta com 34 unidades, sendo 33 campi e um polo de inovação. Os novos campi serão construídos nos municípios de Campos Sales, Cascavel, Lavras da Mangabeira, Mauriti e Fortaleza, nos bairros Messejana e São Gerardo. Quando estiverem em funcionamento, essas unidades oferecerão 8,4 mil novas vagas, majoritariamente em cursos técnicos integrados ao ensino médio.
O prefeito de Mauriti, João Paulo, participou da solenidade, e também assinou a ordem de serviço. “Este é um marco importante: agora, mauritiense poderão realizar seus sonhos de faculdade na própria cidade! Vamos juntos rumo a um futuro melhor!”; comemorou.
As novas unidades do IFCE fazem parte do plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que prevê a criação de 100 novos campi de institutos federais em todo o país. O objetivo é aumentar a oferta de vagas na educação profissional e tecnológica (EPT), criando oportunidades para jovens e adultos, especialmente os mais vulneráveis.
O IFCE, ou Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, é uma instituição federal pública de ensino que oferece cursos gratuitos de graduação, pós-graduação e técnicos. O IFCE também oferece cursos de formação inicial e continuada, e de extensão.

