O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) recebeu, na segunda-feira (7), doze pedidos de cassação do mandato do deputado Arthur do Val (Podemos), após divulgação de áudios de teor sexista contra ucranianas.

A lista de deputados que representaram contra Arthur do Val mistura representantes de partidos adversários, de esquerda e direita. Foram doze pedidos de cassação até agora, assinados individual ou coletivamente por 26 deputados – três pedidos coletivos e nove individuais.
À CNN, a presidente do Conselho de Ética confirmou que enviou, nesta segunda-feira, cópia dos pedidos ao gabinete dos dez membros do conselho e ao próprio Arthur do Val, que terá cinco sessões para apresentar defesa.
A presidente Maria Lúcia Amary (PSDB) também se solidarizou com as mulheres ucranianas. “Acho que basta uma mulher ter uma dor e todas temos que sentir o que está passando com ela”, disse.
Passo a passo no Conselho de Ética a partir de agora:
Após apresentação da defesa, a presidente indicará o relator, que pode decidir pelo arquivamento ou aplicação de penalidades — advertência, censura verbal ou escrita, perda temporária do mandato ou perda de mandato.
Caso a penalidade seja suspensão ou perda de mandato, o plenário da Alesp precisa avalizar a decisão. O prazo para andamento do processo no conselho de ética é de um mês.
Para ficar bem informado, siga o OKariri no Facebook, no youtube no Twitter e no Instagram. Receba as informações e ajude a aumentar as nossas comunidades.

