Após o sucesso da primeira semana, quando visitou seis municípios nordestinos entre 17 e 20 de janeiro, o “Digitaliza na Estrada” embarca para sua segunda rota, na região do Cariri, ao sul do Ceará. Nesta terça-feira (26), os técnicos do Ministério das Comunicações (MCom) estiveram em Altaneira e Farias Brito, onde verificaram as instalações das torres de TV digital e esclareceram dúvidas dos gestores e moradores sobre a infraestrutura. A equipe do MCom passou pelas cidades Granjeiro e Lavras da Manguabeira. Na sexta (28) é a vez de Abaiara e Porteiras.

“A TV Digital vai mudar a realidade das pessoas, levando informação, educação e entretenimento para os quatro cantos do Brasil”, aponta o ministro das Comunicações, Fábio Faria. Com a digitalização, a população local ganha mais qualidade de imagem e som e maior variedade de programação. Ao todo, o Digitaliza na Estrada irá percorrer cerca de 7 mil quilômetros em seis estados: Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Piauí, Maranhão e Alagoas. As localidades visitadas estão entre os 1.638 municípios do país que ainda contam apenas com o sinal analógico.
Em Altaneira, com quase 8 mil habitantes, o prefeito Dariomar Rodrigues comemorou a chegada do sinal digital afirmando que os cidadãos poderão contar com “mais transparência e informação”. De lá, a equipe do MCom seguiu por 50 quilômetros para Faria Brito, cidade com 19 mil moradores que também é conhecida por “a capital do Cal”. Depois do Ceará, o digitaliza na Estrada segue para a Paraíba, no dia 31 de janeiro, onde passará por Pilões, Frei Martinho, Salgadinho e Gurjão.
As estruturas são pagas como contrapartida pelas empresas que adquiriram os lotes de radiofrequências para operar o 4G, sem custos para a União. O leilão do 5G também prevê compromissos das operadoras, como levar internet de alta velocidade para todas as rodovias federais e escolas públicas, implantar o Programa Amazônia Integrada e Sustentável (PAIS) e o projeto da rede privativa de comunicação da Administração Pública Federal. – Com informações do Ministério das Comunicações.
Para ficar bem informado, siga o OKariri no Facebook, no youtube no Twitter e no Instagram. Receba as informações e ajude a aumentar as nossas comunidades.

