
Mudanças | Nem todos os municípios brasileiros estão recebendo o sinal da tv digital. Entretanto, nove deles tiveram suas transmissões encerradas a partir desta terça-feira (28/08), no Ceará. A mudança será de forma gradual até o dia 31 de outubro nas seguintes cidades: Juazeiro do Norte, Sobral, Barbalha, Caririaçu, Crato, Missão Velha, Forquilha, Massapê e Santana do Acaraú.
Essa decisão foi tomada nesta segunda-feira (27/08), em reunião do grupo responsável pela implantação da TV digital no País, o Gired. Os municípios de Juazeiro do Norte e Sobral estão 87% e 84%, respectivamente, do percentual de residências prontas para receber o serviço.
De acordo com a portaria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), para que a troca de sinal seja realizada, é exigido que, pelo menos, 90% dos domicílios da cidade estejam digitalizados até a data do desligamento. Em razão disto, a mudança será feita gradualmente nas cidades cearenses.
[ads1]
Mais de 140 mil kits de conversores digitais foram entregues às famílias beneficiarias de programas sociais do Governo Federal, nos agrupamentos de Juazeiro do Norte e Sobral. Esses números representam uma pouco mais de 70% do total previsto a ser distribuído em ambos municípios.
O desligamento do sinal analógico nestas cidades estava previsto para setembro de 2017. À época, no entanto, o número mínimo de residências não havia sido alcançado. A distribuição dos kits de conversores continua sendo realizada.
Com Informações: O POVO online


