- Publicidade -

Milagres-CE: Dois anos de uma tragédia; Relembre os fatos

Prestes a completar dois anos da chuva e da tragédia que assolou a sede do município de Milagres – CE na madrugada do dia 5 de abril de 2013, o Portal OKariri, apresentará uma serie de matérias sobre o ocorrido.

O Açude foi posteriormente aterrado
O açude foi posteriormente aterrado

Aquela foi uma madrugada que os moradores da cidade de Milagres não vão esquecer. Assim como ocorreu em 2004, quando dois açudes localizados dentro do perímetro urbano da cidade sangraram, alagando grande parte da cidade, causando desespero nas famílias que lutavam pela vida com a água inundando as casas, levando móveis, objetos, e transformando as ruas em verdadeiros rios.

A expressão “a gota d’água” se encaixa perfeitamente naquela tragédia, açude conhecido como “Açude do Sr. Telquides” já estava cheio, e com a chuva daquela madrugada, “estourou” e atingido principalmente os bairros Francisca do Socorro e Frei Damião, os efeitos da água, de forma mais amena também foram vistos no Bairro Missionárias, Casa Própria, Rodoviário e Centro. No Bairro Francisca do Socorro o cenário era desolador, tinha lixo, entulho, areia e buracos por toda parte, famílias inteiras amanheceram o dia limpando suas casas e tentando ainda salvar alguns pertences.

GEDSC DIGITAL CAMERA

Vídeo da tragédia:

[youtube width=”600″ height=”344″]http://www.youtube.com/watch?v=XnxmrAIzUl8[/youtube]

Muros caíram, casas ficaram semi-destruídas, famílias desabrigadas e/ou desalojadas, muitas das quais perderam praticamente tudo que tinham. As ruas Pedro Furtado de Lacerda, Júlio Sampaio, Sousa Presa e Santos Dumont, entre outras, ficaram inteiramente alagadas naquela madrugada.

1MORTE – A chuva e o sangramento dos açudes deixaram uma pessoa morta. Um homem foi encontrado em uma boca de lobo na Rua Padre Cícero, por volta das 5h00, os relatos contam que ele estaria reocupado, e teria ido visitar sua irmã que morava em outro ponto do bairro, e ao atravessar uma rua caiu no bueiro e foi arrastado, vindo a falecer.

PREFEITURA – Uma grande equipe da Prefeitura Municipal circulou a cidade, inclusive o Prefeito Hellosman Sampaio de Lacerda, eles constataram os estragos provocados pela chuva. A Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento inicio trabalho de limpeza da cidade, que durou dias, e a Secretaria da Assistência Social, por sua vez, fez o atendimento as 60 famílias desabrigadas e desalojadas, as quais foram transferidas para o Centro Social Urbano (CSU).

O Prefeito Hellosman Sampaio de Lacerda decretou estado de calamidade pública no município e disse que iria ressarcir algumas famílias.

CHUVA – De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) a chuva em Milagres, no período de 7h00 de quinta-feira (04/04/2013) a 7h00 da sexta-feira (05/04/2013) foi de 103 milímetros, na ocasião a maior registrada no Cariri. Todavia, em contradição o pluviômetro da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF) teria transbordado e registrado acima de 145 milímetros.

Na próxima matéria, veremos a continuação dos fatos!


OKariri-curta


Anuncie


 

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS