Últimas Notícias

Publicada em 30.05.2013 ás 5:29

Senado aprova criação da Universidade Federal do Cariri

Por:

A universidade será criada após o desmembramento da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Cariri, para atender à região (FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS/DIÁRIO DO NORDESTE)

O Senado Federal aprovou a criação da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Os projetos de criação de universidades no Ceará, Bahia e Pará chegaram à Casa no último dia 28 e foram aprovados em regime de urgência, por meio de solicitação do senador Inácio Arruda, que relatou a proposta. Com isso, a Região do Cariri, com 29 municípios cearenses, será uma das beneficiadas com uma universidade federal.

A universidade será criada após o desmembramento da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Cariri, para atender à região. As matérias seguem para sanção da presidente Dilma. A Universidade Federal do Cariri (UFCA) terá sede em Juazeiro do Norte e beneficiará mais de um milhão de pessoas.

A instituição será composta, inicialmente, pelos campi de Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato, que antes da lei pertenciam à UFC, e pelos novos campi de Icó e Brejo Santo. Os estudantes dos campi já existentes serão transferidos automaticamente para a UFCA.

Corpo docente

Os professores antes lotados na UFC passarão a integrar o corpo docente da UFCA. O projeto prevê a criação de 197 cargos de professor de Magistério Superior e 212 cargos de nível superior classe “E” e 318 cargos de nível intermediário classe “D”. Os investimentos previstos para a implantação da universidade são de R$ 157 milhões até 2017.

Diário do Nordeste

Comentarios